radio
Telefonia do Alentejo

No Natal Clássico do Convento do Espinheiro

Filipe Pinto-Ribeiro interpreta Mozart e Schubert

Fonte: Redação

05 Dezembro 2017

A Igreja do Convento do Espinheiro voltou a ser palco, este fim-de-semana, de um evento de obras-primas da música clássica, com o Filipe Pinto-Ribeiro, pianista e Director Artístico, a apresentar obras de Mozart e Schubert, no âmbito da iniciativa Natal Clássico.

Tratou-se de um fim de semana composto por dois concertos com grandes músicos de renome internacional liderados pelo pianista Filipe Pinto-Ribeiro, onde se destaque ainda o britânico Jack Liebeck, um dos mais aclamados violinistas do panorama mundial, o grande clarinetista e compositor Paul Dean, a brilhante violoncelista australiana Trish O’Brien, Tiago Pinto-Ribeiro, o contrabaixista português mais laureado internacionalmente, e a jovem violetista russa Yana Kucherova, artista em residência na Capela Musical Rainha Elisabete da Bélgica e 1.º Prémio de Viola no Verão Clássico 2015.

O concerto de sábado à noite, segundo Filipe Pinto-Ribeiro, foi dedicado ao grande compositor austríaco Franz Schubert e incluiu o inspirado Nocturno para Trio com Piano e o bem-disposto Quinteto “A Truta”, uma das obras mais populares da história da música.

O consagrado pianista explicou ainda que, no domingo à tarde, “o concerto foi inteiramente preenchido por obras de Wolfgang Amadeus Mozart, uma ocasião privilegiada para se poder ouvir a Fantasia em ré menor para piano e a belíssima Serenata N.º 10 "Gran Partita", cujo famoso Adagio foi utilizado no famoso filme “Amadeus” de Milos Forman.

A Directora Operacional do Convento do Espinheiro, a Luxury Collection Hotel & Spa, Filipa Oliveira, mostrou-se extremamente satisfeita com a adesão dos eborenses a esta “oferta cultural de qualidade. Não queremos que sejam só os nossos hóspedes a beneficiar destes concertos, mas também os apreciadores deste género musical”.

“Em setembro já tínhamos feito, pela primeira vez, um recital com o Filipe Pinto-Ribeiro, que adorou o espaço, a sua monumentalidade, e principalmente a acústica da nossa igreja, pelo que ficou logo acordado a realização de novos concertos”.

Sem levantar muito o véu, Filipa Oliveira revelou ainda que 2018 poderá trazer mais algumas novidades nesta matéria, já “Filipe Pinto-Ribeiro e os músicos que habitualmente o acompanham querem regressar a Évora e o Convento do Espinheiro quer continuar a oferecer produtos culturais diferenciadores e de grande qualidade”.

OPINIÓN DE NUESTROS LECTORES

Da tu opinión

Incorrecto intentelo de nuevo
NOTA: Las opiniones sobre las noticias no serán publicadas inmediatamente, quedarán pendientes de validación por parte de un administrador del periódico.

NORMAS DE USO

1. Se debe mantener un lenguaje respetuoso, evitando palabras o contenido abusivo, amenazador u obsceno.

2. www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt se reserva el derecho a suprimir o editar comentarios.

3. Las opiniones publicadas en este espacio corresponden a las de los usuarios y no a www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt

4. Al enviar un mensaje el autor del mismo acepta las normas de uso.