radio
Telefonia do Alentejo

Alcáçovas – Três dias a promover a doçaria

Fonte: Nota de Imprensa

06 Dezembro 2017

Alcáçovas voltou a juntar doceiras e doceiros de vários pontos do país, numa Mostra de Doçaria que decorreu de 1 a 3 de dezembro, e que já faz parte do calendário de inverno da região. A 18ª edição do certame, promovida pelo Município de Viana do Alentejo e pela Junta de Freguesia de Alcáçovas, abriu portas para três dias de sucesso, onde o Bolo Conde de Alcáçovas, o Bolo Real, as Sardinhas Albardadas e os Amores de Viana foram os reis da festa.
Para além dos doces de fazer crescer água na boca, a Mostra de Doçaria apresentou o 6º Concurso de Doçaria Conventual e Palaciana promovido pela Junta de Freguesia de Alcáçovas que pretendeu sensibilizar para a importância da divulgação e preservação de doçaria tradicional portuguesa, atribuindo prémios aos melhores doces a concurso. Em 1º lugar ficou a Padaria do Ernesto (Alcáçovas) com Lampreia de ovos, em 2º lugar Celestes e Companhia com Celestes de Santa Clara e, em 3º lugar, Margarida Ilhéu (Alcáçovas), com Lampreia. Foi ainda atribuída uma menção honrosa à Confeitaria de Santa Luzia, de Figueiró dos Vinhos, com Castanhas Doces. Os prémios tiveram o patrocínio das Varandas do Montado; Casa Maria Vitória; Padaria do Ernesto; Margarida Ilhéu, Confeitaria, Unipessoal, Ltd; Queijaria de Alcáçovas e Pimentão Morita e Filho.
Esta 18ª edição contou ainda com um programa diversificado que incluiu sessões de showcooking para adultos e crianças, danças, cante alentejano e os espetáculos com Os Vocalistas e os Gospel Collective que encerram a XVIII Mostra de Doçaria, no domingo.
De salientar que no sábado, dia 2, houve um Flash Mob para assinalar o 2º aniversário da classificação do fabrico de chocalhos como Património Cultural Imaterial da Humanidade com Necessidade de Salvaguarda Urgente, pela Unesco, que contou com a presença do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Ceia da Siva, do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto, e do Presidente da Junta de Freguesia de Alcáçovas, Manuel António Calado. O Flash Mob contou ainda com a atuação do Grupo Malha Vacas, junto ao stand da Empresa Chocalhos Pardalinho de Alcáçovas, presente na Mostra.

OPINIÓN DE NUESTROS LECTORES

Da tu opinión

Incorrecto intentelo de nuevo
NOTA: Las opiniones sobre las noticias no serán publicadas inmediatamente, quedarán pendientes de validación por parte de un administrador del periódico.

NORMAS DE USO

1. Se debe mantener un lenguaje respetuoso, evitando palabras o contenido abusivo, amenazador u obsceno.

2. www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt se reserva el derecho a suprimir o editar comentarios.

3. Las opiniones publicadas en este espacio corresponden a las de los usuarios y no a www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt

4. Al enviar un mensaje el autor del mismo acepta las normas de uso.