radio
Telefonia do Alentejo

Exposição no Arquivo Distrital de Évora

“Resistência, Revolução e Democracia: Contributos para o estudo do Marxismo no distrito de Évora”

Fonte: Redação

12 Dezembro 2017

O Arquivo Distrital de Évora (ADE), localizado no Largo dos Colegiais (instalações da Universidade de Évora), tem patente ao público, até ao dia 30 de Abril de 2018, a mostra “Resistência, Revolução e Democracia: Contributos para o estudo do Marxismo no distrito de Évora”.

Na exposição, que foi inaugurada na passada quarta-feira, o ADE divulga a documentação “que conseguiu reunir, neste momento, associada aos movimentos sociais e políticos marxistas. Alguma documentação, embora não diretamente relacionada com o marxismo, é integrada na mostra para ajudar a compreender os diversos contextos vividos por aquela ideologia na nossa região”.

Segundo o Texto de Abertura da exposição, que pode ser visitada durante o horário de funcionamento do ADE (09h00-12h30; 14h00-17h30), “não se pretende glorificar o marxismo. Não é essa a nossa função. O que se pretende é divulgar uma realidade que não deve ser esquecida nem menosprezada. Até porque se trata de um movimento politico e social que atravessa todo um século, tendo sido entendido durante décadas como prejudicial à sociedade e severamente perseguido para, mais tarde, ser aceite no sistema político e vir ocupar o poder em várias autarquias na região”.

O Arquivo Distrital de Évora é um arquivo de âmbito regional, com a natureza de unidade orgânica flexível, na dependência da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB). Procura principalmente promover a preservação, valorização, divulgação e acesso ao património arquivístico da sua área de intervenção, garantindo os direitos do Estado e dos Cidadãos e servindo como recurso probatório e informativo da atividade administrativa, bem como guardião da memória coletiva e individual.

OPINIÓN DE NUESTROS LECTORES

Da tu opinión

Incorrecto intentelo de nuevo
NOTA: Las opiniones sobre las noticias no serán publicadas inmediatamente, quedarán pendientes de validación por parte de un administrador del periódico.

NORMAS DE USO

1. Se debe mantener un lenguaje respetuoso, evitando palabras o contenido abusivo, amenazador u obsceno.

2. www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt se reserva el derecho a suprimir o editar comentarios.

3. Las opiniones publicadas en este espacio corresponden a las de los usuarios y no a www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt

4. Al enviar un mensaje el autor del mismo acepta las normas de uso.