radio
Telefonia do Alentejo

Suão – Associação de Desenvolvimento Comunitário de São Miguel de Machede distinguida com Prémio Boas Práticas Associativismo Juvenil 2017

Fonte: Nota de Imprensa

14 Dezembro 2017

O projeto “Gabinete da Papelada” promovido pela Suão – Associação de Desenvolvimento Comunitário/Escola Comunitária de São Miguel de Machede – foi distinguido, no âmbito do Prémio Boas Práticas Associativismo Juvenil 2017, promovido pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).
A cerimónia de entrega dos prémios realizou-se no passado dia 5 de Dezembro, no Porto, e contou com a presença do Diretor Regional do Alentejo do IPDJ (Dr. Miguel Rasquinho) e do Secretário de Estado da Juventude e Desporto (Dr. João Paulo Rebelo). A representar a Suão estiveram presentes as jovens Vanessa Sampaio e Daniela Lopes, ambas Técnicas Superiores da instituição e membros dos órgãos sociais da mesma.
O “Gabinete da Papelada” tornou-se, desde 1998, um espaço social de referência na comunidade de São Miguel de Machede, uma vez que promove o acesso da população aos seus deveres e direitos básicos. Pode dizer-se que é a típica “Loja do Cidadão”, mas localizado em São Miguel de Machede. Qualquer pessoa poderá beneficiar deste projeto, para ter acesso a vários serviços como a Segurança Social, a Câmara Municipal de Évora (ex.: o Cartão do Munícipe Idoso), as Finanças, o apoio e encaminhamento para o Instituto de Emprego e Formação Profissional, entre outros. Através deste projeto, o utente poderá ter acesso a outros projetos da Suão como o “Porta Solidária” (apoio alimentar às famílias mais carenciadas).
Através do “Gabinete da Papelada” é promovido um trabalho intergeracional entre os jovens e a população, na medida em que os jovens (bem como outros voluntários que se disponibilizam a colaborar) ajudam e tratam dos assuntos burocráticos que a população (sobretudo a mais idosa) não consegue resolver, nem dirigir-se a Évora, para esse fim.
O projeto “Gabinete da Papelada” tem contado com o apoio formal do Centro Distrital de Évora da Segurança Social, do Instituto Português do Desporto e da Juventude, do Instituto de Emprego e Formação Profissional, do Jornal Diário do Sul e da Casa Agrícola Alexandre Relvas.

OPINIÓN DE NUESTROS LECTORES

Da tu opinión

Incorrecto intentelo de nuevo
NOTA: Las opiniones sobre las noticias no serán publicadas inmediatamente, quedarán pendientes de validación por parte de un administrador del periódico.

NORMAS DE USO

1. Se debe mantener un lenguaje respetuoso, evitando palabras o contenido abusivo, amenazador u obsceno.

2. www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt se reserva el derecho a suprimir o editar comentarios.

3. Las opiniones publicadas en este espacio corresponden a las de los usuarios y no a www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt

4. Al enviar un mensaje el autor del mismo acepta las normas de uso.