radio
Telefonia do Alentejo

CONCURSO PARA A CONSTRUÇÃO DO TROÇO ÉVORA-ELVAS LANÇADO NO PRIMEIRO TRIMESTRE DO ANO

Fonte: Câmara de Elvas

02 Janeiro 2018

Tal como estava previsto, o Ministério do Planeamento anunciou, no dia 29 de dezembro, o lançamento, no primeiro trimestre de 2018, dos concursos públicos para a construção do troço ferroviário entre Évora e Elvas, prevista no projeto de ligação de mercadorias do Corredor Internacional Sul.

Neste âmbito foram publicadas, as portarias, neste dia em Diário da República, que autorizam a tutela a contratar as empreitadas para construir os troços entre o Freixo e o Alandroal, entre Évora Norte e Freixo e ainda entre o Alandroal e a Linha do Leste e ainda a fazer um contrato de prestação de serviços para a fiscalização destas obras, que implicam uma nova ligação ferroviária de Évora à Linha do Leste (junto a Elvas).

O lançamento destes concursos está previsto para o primeiro trimestre de 2018, num investimento que ronda os 422 milhões de euros, em que destes, 264 milhões de euros são comparticipados pelo Estado e as verbas restantes – 158 milhões de euros – são suportadas por fundos comunitários, no âmbito do Programa Mecanismo Conectar Europa (CEF), de acordo com a Agência Lusa.

A maior fatia, de acordo com o documento, será para a ligação Alandroal-Linha do Leste, orçada em 220 milhões de euros, seguindo-se a ligação Freixo-Alandroal, com 105 milhões de euros, e a ligação Évora Norte-Freixo, de cerca de 70 milhões de euros, orçando a fiscalização em cerca de 27 milhões de euros.

Um investimento fundamentar para completar um corredor internacional ferroviário, sendo que com esta obra, Portugal, fica assim com a ligação completa entre os portos de Sines e Setúbal e a fronteira com Espanha, sendo de salientar que “há muitas décadas que não era construído um troço de caminho-de-ferro desta envergadura” no país, numa dimensão de cerca de 100 quilómetros, refere o Ministério.

OPINIÓN DE NUESTROS LECTORES

Da tu opinión

Incorrecto intentelo de nuevo
NOTA: Las opiniones sobre las noticias no serán publicadas inmediatamente, quedarán pendientes de validación por parte de un administrador del periódico.

NORMAS DE USO

1. Se debe mantener un lenguaje respetuoso, evitando palabras o contenido abusivo, amenazador u obsceno.

2. www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt se reserva el derecho a suprimir o editar comentarios.

3. Las opiniones publicadas en este espacio corresponden a las de los usuarios y no a www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt

4. Al enviar un mensaje el autor del mismo acepta las normas de uso.