radio
Telefonia do Alentejo

ERIHS.pt – Plataforma Portuguesa da Infraestrutura Europeia para as Ciências do Património foi apresentada em Évora

Fonte: Câmara de Évora

15 Janeiro 2018

O Palácio de D. Manuel, no Jardim Público de Évora, foi o palco escolhido para o lançamento da ERIHS.pt – Plataforma Portuguesa da Infraestrutura Europeia para as Ciências do Património dedicada ao estudo material de bens patrimoniais, numa iniciativa que decorreu ao longo desta terça-feira, 10 de Janeiro.

A ERIHS.pt (European Research Infrastructure For Heritage Science) resulta de um consórcio de parceria entre três entidades públicas: o Laboratório HERCULES, da Universidade de Évora, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil e o Laboratório José de Figueiredo da Direção Geral do Património Cultural, num investimento global de 1 milhão e 200 mil euros aplicado numa infraestrutura que se pretende de referência na investigação, conservação e valorização do património cultural.

Esta plataforma, lançada no início do Ano Europeu do Património Cultural, vai permitir o acesso da comunidade científica e do tecido empresarial a meios analíticos de ponta, disponibilizando as competências científicas e as valências dos vários laboratórios envolvidos. A aposta em formação específica para investigadores é outro dos objetivos, revelou António Candeias, diretor do Hércules.

A cerimónia de abertura contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Carlos Pinto de Sá, o qual lembrou que "em Évora há grande preocupação com a reabilitação do património", tendo salientado que existem "desafios sobre como adaptar o Centro Histórico à realidade de vida atual, mantendo-o vivo e habitado", alertou. O autarca considera assim esta nova plataforma como um importante contributo para o objetivo de reabilitar o património urbano.

Presentes na sessão de apresentação, na qual foi possível observar um laboratório móvel de demonstração, estiveram também a Reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas, bem como os Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e da Cultura, Luís Castro Mendes, para além do Diretor da Infraestrutura Europeia ERIHS, Luca Pezzati.

OPINIÓN DE NUESTROS LECTORES

Da tu opinión

Incorrecto intentelo de nuevo
NOTA: Las opiniones sobre las noticias no serán publicadas inmediatamente, quedarán pendientes de validación por parte de un administrador del periódico.

NORMAS DE USO

1. Se debe mantener un lenguaje respetuoso, evitando palabras o contenido abusivo, amenazador u obsceno.

2. www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt se reserva el derecho a suprimir o editar comentarios.

3. Las opiniones publicadas en este espacio corresponden a las de los usuarios y no a www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt

4. Al enviar un mensaje el autor del mismo acepta las normas de uso.