radio
Telefonia do Alentejo

Município de Viana assinalou 120º aniversário da restauração do concelho

Fonte: Nota de Imprensa

16 Janeiro 2018

O Concelho de Viana do Alentejo assinalou no passado dia 13 de janeiro, o 120º aniversário sobre a restauração do Concelho, numa cerimónia que teve lugar no Cineteatro Vianense, com a presença de convidados e municípes do concelho.
A cerimónia ficou marcada pela entrega de medalhas de honra do Município a duas associações que se distinguiram pelo seu trabalho em prol da vida social, cultural ou desportiva do concelho. Foram elas a Associação dos Amigos Aguiarenses e o Grupo Motard “Os Xananas” de Viana do Alentejo.
Presidida pelo presidente da Câmara Municipal, Bengalinha Pinto, a cerimónia contou ainda com a presença do presidente da Assembleia Municipal de Viana do Alentejo, António Sousa, e dos presidentes das Juntas de Freguesia de Aguiar, António Lopes, de Alcáçovas, Manuel Calado, e de Viana do Alentejo, Joaquim Viegas.
Em dia de mais um aniversário da restauração do concelho e depois das eleições autárquicas de outubro, o Presidente da Câmara agradeceu a “confiança que continuam a depositar nesta equipa autárquica”, revelando que nos próximos anos são muitos os desafios que terão pela frente, nomeadamente o projeto da descentralização de competências para as autarquias locais que prevê que estas “assumam competências em novas áreas e possam reforçar outras, tais como a educação, saúde, cultura, proteção civil, ação social, entre outras”.
Para 2018, o autarca garantiu que, apesar das dificuldades financeiras e restrições de vária ordem impostas aos municípios, o executivo continuará a trabalhar para que novos investimentos possam vir a concretizar-se num futuro próximo, com o objetivo de melhorar as condições de vida das populações. E avançou que o Município tem previsto e/ou elaborados um conjunto de projetos que necessitam de fundos comunitários para a sua concretização, mas assegurou que a “ação municipal vai muito para além de projetos físicos”.
Bengalinha Pinto recordou uma série de medidas que pretendem melhorar a qualidade de vida dos munícipes como a manutenção do IMI na taxa mínima (0,3%), o desconto no IMI para todos os agregados familiares com filhos, os descontos nas taxas e tarifas para famílias numerosas, os descontos nas taxas e tarifas das águas para os reformados, a isenção de derrama para as microempresas, a modernização dos serviços para maior aproximação com os munícipes e manter a funcionar a Loja Social, o Banco Local de Voluntariado, a Universidade Sénior e outros projetos municipais estruturantes.
Bengalinha Pinto garantiu que o executivo pretende ainda “manter a situação financeira equilibrada, sem pagamentos em atraso e com o menor endividamento possível”.
No que diz respeito às associações do concelho, em particular as homenageadas, o autarca revela que trabalham com “dedicação enquanto organizações comprometidas com o desenvolvimento humano, social, cultural e desportivo do concelho contribuindo para a coesão social e para a promoção cultural e desportiva”.
Ainda no sábado, durante a tarde, foi apresentado o documentário “Viana do Alentejo: Terra de Barro” do realizador António Menêzes, que retrata a produção oleira vianense até aos nossos dias, recordando os métodos de produção tradicionais e os tempos áureos da olaria de Viana. A ação contou ainda com a participação de personalidades ligadas à olaria e à cerâmica, como Alcino Mesquita, filho do Mestre Aníbal Alcino, antigo professor da Escola de Olaria e Cerâmica Médico de Sousa, e os antigos alunos Francisco e Josefa Lagarto, filhos do Mestre Francisco Lagarto e João Pacheco, filho do oleiro Manuel António Pacheco.
As comemorações terminaram à noite, no Cineteatro Vianense, com o espetáculo “Rock School” dos alunos da Escola de Música da Fundação Dias de Carvalho de Portel.
Na sexta-feira, dia 12, foi inaugurada no Castelo de Viana do Alentejo, a Exposição “Interpretações da Fachada Alentejana”, de Carlos Figueira, que poderá ser visitada até 11 de março, entre as 9h30 e as 13h00 e das 14h00 às 17h30. Foi ainda apresentada no Cineteatro Vianense a peça de teatro “Escória” pela Companhia de Teatro Baal 17.

OPINIÓN DE NUESTROS LECTORES

Da tu opinión

Incorrecto intentelo de nuevo
NOTA: Las opiniones sobre las noticias no serán publicadas inmediatamente, quedarán pendientes de validación por parte de un administrador del periódico.

NORMAS DE USO

1. Se debe mantener un lenguaje respetuoso, evitando palabras o contenido abusivo, amenazador u obsceno.

2. www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt se reserva el derecho a suprimir o editar comentarios.

3. Las opiniones publicadas en este espacio corresponden a las de los usuarios y no a www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt

4. Al enviar un mensaje el autor del mismo acepta las normas de uso.