Malo
Telefonia do Alentejo

Título nacional de semi-rápidas em xadrez foi para a AXAT de Montemor-o-Novo

Fonte: Redação

30 Janeiro 2018

A equipa principal da Associação de Xadrez A Torre (AXAT), de Montemor-o-Novo, conquistou o título nacional coletivo de partidas semi-rápidas, competição que juntou 64 formações e cerca de 260 jogadores nas instalações do Sport Operário Marinhense, na Marinha Grande.

O conjunto de Montemor-o-Novo somou 23 pontos nas oito rondas da prova, correspondentes a sete vitórias e apenas um empate, cedido à Amadora Xadrez, na quinta jornada.

Os mestres internacionais Rui Dâmaso e Paulo Dias, o candidato a mestre Pedro Rego e o mestre FIDE João Leonardo formaram o quarteto vitorioso da AXAT e todos conseguiram excelentes performances individuais. Dâmaso somou 7 pontos em 8 jogos, Dias averbou 5,5 em 8, Rego conseguiu 7,5 em 8 e Leonardo fez 6,5 em 8.

O segundo lugar do pódio final foi para a Escola de Xadrez do Porto, com 20 pontos, os mesmos da Académica de Coimbra (terceira), da ADRC Mata de Benfica (quarta), da Amadora Xadrez (quinta) e do GD Dias Ferreira A (sexto). A equipa portuense beneficiou de um melhor desempate para chegar ao estatuto de vice-campeã.

Na oitava e derradeira jornada bastava um empate à AXAT para se sagrar campeã, mas a equipa conseguiu melhor, ao derrotar a forte formação da AX Portugal/Atlantidiagonal, por 3-1.

Ao nível individual, destacaram-se os mestres FIDE José Padeiro e António Vítor, primeiros tabuleiros de O Amanhã da Criança e da Oficina Criativa-Fabrikartes, que saíram da Marinha Grande com um registo 100% vitorioso: oito vitórias em oito partidas.

O título da AXAT foi o primeiro para a equipa de Montemor-o-Novo, que assim sucede aos Ferroviários do Barreiro como campeã nacional.

Classificação final:
1.º AXAT A, 23 pontos;
2.º EX Porto A, 20;
3.º Académica de Coimbra, 20;
4.º ADRC Mata de Benfica, 20;
5.º Amadora Xadrez, 20;
6.º GD Dias Ferreira A, 20;
7.º AX Portugal/Atlantidiagonal, 19;
8.º GD Ferroviários B, 19;
9.º AEJ S. João Madeira, 19;
10.º IF Torrense, 18.

OPINIÓN DE NUESTROS LECTORES

Da tu opinión

Incorrecto intentelo de nuevo
NOTA: Las opiniones sobre las noticias no serán publicadas inmediatamente, quedarán pendientes de validación por parte de un administrador del periódico.

NORMAS DE USO

1. Se debe mantener un lenguaje respetuoso, evitando palabras o contenido abusivo, amenazador u obsceno.

2. www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt se reserva el derecho a suprimir o editar comentarios.

3. Las opiniones publicadas en este espacio corresponden a las de los usuarios y no a www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt

4. Al enviar un mensaje el autor del mismo acepta las normas de uso.