radio
Telefonia do Alentejo

Município de Portel organiza “Agosto em Festa” a partir de hoje e até 19

Valorizar e promover as atividades tradicionais e culturais do concelho

A vila de Portel está em festa no mês de agosto com o XXII Festival Internacional de Folclore e com a XXV PortelAves.

Autor :Maria Antonia Zacarias

16 Agosto 2018

A partir de hoje e até 19, o concelho vai proporcionar muitos motivos de atração através da música, das danças tradicionais e de exposições de aves e produtos regionais. Com a realização desta iniciativa, o município pretende animar todos os habitantes, mas também ser uma razão de atração de novos visitantes a Portel. O presidente da Câmara, José Manuel Grilo considera que estes dois eventos pretendem valorizar, divulgar e promover as atividades tradicionais e culturais deste concelho.
O autarca explica que o XXII Festival Internacional de Folclore e a XXV PortelAves enquadram-se no evento maior “Agosto em Festa” que resultou da tradicional feira franca que foi desaparecendo ao longo dos tempos no Alentejo. “É uma aposta que o município faz em termos de oferta no período de verão”, salienta, lembrando que muitos dos que estão fora de Portel aproveitam para visitar as famílias e o concelho. “Esta é uma altura de confraternização e convívio”, reforça.
Portel é palco, no Parque Dr, França, de 09 a 13 de agosto, de danças e cantares oriundos dos quatro cantos do mundo, da Europa de Leste, à Turquia passando pela América do Sul, pela nossa vizinha Espanha e por Portugal, onde o cante tradicional está em destaque no Festival Internacional de Folclore de Portel.
José Manuel Grilo afirma que o festival vai contar com a participação de 13 grupos, entre os quais a nível nacional, se destacam os alentejanos, os algarvios e não podiam faltar os ribatejanos. “Nestes anos todos, a vila de Portel assumiu-se como marca de folclore, sendo possível apreciar as danças de cada rancho, as cores dos seus trajes e a identidade de cada região”, sustenta.
De 14 a 19 de agosto, na Cerca de S. Paulo, volta a ocorrer “uma das maiores mostras de aves do país”, bem como a Mostra de Atividades Económicas, onde a feira do livro, o artesanato, os produtos tradicionais estão em destaque. “Haverá cerca de duas mil aves em exposição trazidas por criadores, por expositores e por todos aqueles que se dedicam à criação de aves. Durante estes dias todos estes podem aqui vir para expor, trocar ou vender as suas aves”, afirma o autarca, acrescentando que vão cerca de cem os expositores que vão estar presentes neste certame.

Forte impacto na economia local

Para o presidente da Câmara Municipal, o impacto que estes eventos têm na economia local “é bastante positivo. Muitos são os que nos visitam, pois ao haver mais esta oferta turística conseguimos atrair mais pessoas ao concelho. Temos paisagens, o lago de Alqueva, bons restaurantes e comércio local que são beneficiados com esta dinâmica”.

José Manuel Grilo diz esperar que as duas mostras tenham o sucesso que têm tido as últimas edições. “Aliás, esperamos ter ainda mais visitantes. Temos uma verdadeira animação com espetáculos de música popular e transversal que vão preencher as noites quentes de agosto. Como tal, motivos não faltam para Portel ser visitado”. O município garante, assim, que haverá muitos momentos de grande animação e de excelente convívio até 19 de agosto.

OPINIÓN DE NUESTROS LECTORES

Da tu opinión

Incorrecto intentelo de nuevo
NOTA: Las opiniones sobre las noticias no serán publicadas inmediatamente, quedarán pendientes de validación por parte de un administrador del periódico.

NORMAS DE USO

1. Se debe mantener un lenguaje respetuoso, evitando palabras o contenido abusivo, amenazador u obsceno.

2. www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt se reserva el derecho a suprimir o editar comentarios.

3. Las opiniones publicadas en este espacio corresponden a las de los usuarios y no a www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt

4. Al enviar un mensaje el autor del mismo acepta las normas de uso.