radio
Telefonia do Alentejo

AULA DO CAMINHO

Praia do ALAMAL…

Gavião é um dos concelhos menos povoados do Alentejo e encontra-se abraçado ao Rio Tejo, tendo uma pequena parte do seu território na margem norte deste rio. A vila encontra-se no alto de uma encosta acentuada e possui miradouros com vistas alargadas para quase todos os lados.

Autor :Lurdes Pratas Nico & Bravo Nico

20 Agosto 2018

Um destes miradouros encontra-se virado para norte e deixa-nos disponível uma encosta onde se inscreve uma estrada que nos leva para dois dos nossos destinos de viagem: a Praia do Alamal e a imponente localidade de Belver, um dos poucos bastiões alentejanos
localizados da margem norte do Rio Tejo.
No que respeita à dimensão balnear, se o facto de o Alentejo ter as melhores praias de Portugal é uma verdade incontornável, já identificar as melhores praias alentejanas é uma discussão que não tem solução, tantas são as alternativas. A Praia do Alamal é uma das mais bonitas praias fluviais que conhecemos. Na margem sul do Rio Tejo, a Praia do Alamal encontra-se junto a uma antiga quinta com o mesmo nome e no final de uma íngreme encosta que nasce bem no alto (na vila do Gavião) e termina bem junto ao rio. Neste pequeno paraíso, encontramos um areal extenso e bem cuidado, junto a um moderno conjunto de infraestruturas turísticas que dá boas condições aos que procuram o sossego deste local e a frescura das suas águas.
A beleza do sítio, a tranquilidade própria destes recantos do interior do país, a simpatia das pessoas e a organização do espaço fazem desta praia um destino preferencial para quem valoriza o sossego de um mergulho em águas tranquilas e uma boa refeição comida à mesa, debaixo de uma boa sombra. Para quem quer praticar algum exercício, existem percursos pedestres, onde se incluem alguns passadiços de madeira que acompanham as margens do Tejo e nos revelam a riqueza natural e paisagística dos corredores ripícolas.
Enquanto mergulhamos nas águas do Tejo, estamos sempre vigiados pelo imponente castelo de Belver que se ergue lá, na margem norte, em terras alentejanas e que será o próximo destino da Aula do Caminho…

OPINIÓN DE NUESTROS LECTORES

Da tu opinión

Incorrecto intentelo de nuevo
NOTA: Las opiniones sobre las noticias no serán publicadas inmediatamente, quedarán pendientes de validación por parte de un administrador del periódico.

NORMAS DE USO

1. Se debe mantener un lenguaje respetuoso, evitando palabras o contenido abusivo, amenazador u obsceno.

2. www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt se reserva el derecho a suprimir o editar comentarios.

3. Las opiniones publicadas en este espacio corresponden a las de los usuarios y no a www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt

4. Al enviar un mensaje el autor del mismo acepta las normas de uso.