Malo
Telefonia do Alentejo

6ª Edição

Dia Aberto da Fundação Eugénio de Almeida 2018

A Fundação Eugénio de Almeida promove nos dias 27, 28 e 29 de setembro a sexta edição do Dia Aberto. Esta iniciativa representa um momento especial de partilha com a comunidade e convida a aprofundar o conhecimento sobre o projeto singular criado por Vasco Maria Eugénio de Almeida, há 55 anos, com a missão de promover o desenvolvimento de Évora e da região envolvente nos domínios cultural, educativo, social e espiritual.

Autor :Nota de Imprensa

25 Setembro 2018

Ao longo destes três dias, terá lugar um conjunto diversificado de atividades que refletem o trabalho realizado diariamente pela Fundação Eugénio de Almeida no campo das artes e da cultura, da educação e do património, da solidariedade e apoio social, do voluntariado, do empreendedorismo e da qualificação do terceiro setor. Esta é também uma oportunidade única para conhecer o projeto agroindustrial da Fundação, do qual se destacam a Adega Cartuxa, o Enoturismo Cartuxa e a produção agropecuária na Herdade de Pinheiros.
O Dia Aberto é, acima de tudo, um convite para conhecer melhor como se concretiza hoje o legado humanista, mecenático e filantrópico de Vasco Maria Eugénio de Almeida, cujo sentido a Fundação Eugénio de Almeida resume na epígrafe: fazer mais pelas pessoas, para mais pessoas.
O programa do Dia Aberto da Fundação Eugénio de Almeida inclui um vasto conjunto de iniciativas que decorrem ao longo de três dias:
Dia 27, a Fundação promove a segunda edição de uma corrida algo singular, com um percurso que passa pelos principais pontos da cidade ligados à história da família Eugénio de Almeida. Os participantes vão poder descobrir, por exemplo, que a designação do Hospital do Patrocínio constituiu uma homenagem de Vasco Maria Eugénio de Almeida à sua avó, Maria do Patrocínio Barros Lima, ou que o Palácio Farrobo (atual Tribunal de Évora), foi uma das residências da família em Évora.
Dia 28 é dirigido especialmente à comunidade escolar. Através de diversas iniciativas, os alunos dos vários ciclos de ensino da região podem participar em peddy-papers e outros jogos de equipa e em oficinas de experimentação artística no Páteo de São Miguel e no Centro de Arte e Cultura da Fundação, e em visitas guiadas ao Enoturismo e à Adega Cartuxa, ficando a conhecer as diferentes áreas de trabalho da Fundação. À noite, é tempo de reunir a família e participar em atividades artísticas e performativas no Centro de Arte e Cultura.
Dia 29 é o dia no qual toda a comunidade é convidada a participar. Será dinamizado um conjunto de atividades lúdicas, pedagógicas, culturais e artísticas, que inclui ainda visitas guiadas e visitas livres aos espaços patrimoniais e equipamentos culturais da Fundação: Páteo de São Miguel (Paço de São Miguel, Arquivo e Biblioteca Eugénio de Almeida e Coleção de Carruagens), Centro de Arte e Cultura e Jardim das Casas Pintadas). Os espaços exteriores têm um programa de animação próprio, a decorrer das 10h00 às 24h00, com ofertas muito diversas e que vão permitir aos visitantes: conhecer projetos de empreendedorismo social nascidos na Fundação; assistir à atuação de alguns grupos comunitários locais com os quais a Fundação colabora regularmente; assistir a concertos de artistas convidados; experimentar tocar piano no Jardim das Casas Pintadas ou fazer um piquenique no Jardim do Paço de S. Miguel; visitar o Enoturismo ou conhecer a Herdade de Pinheiros e a Adega Cartuxa; provar vinhos produzidos pela Fundação e, no final da noite, juntar a família e fazer observações da lua ao telescópio.
No Centro de Arte e Cultura, destacam-se: a visita guiada aos vestígios do antigo Palácio da Inquisição, a visita performativa à exposição Visovox e o concerto de Victor Gama, com a sua Gigantikarpz, que integra a exposição Instrmnts, também ali patente.
O Dia Aberto da Fundação Eugénio de Almeida está associado às comemorações do Dia Europeu das Fundações e Doadores, que se comemora a 1 de outubro, e cujo objetivo é tornar mais visível o impacto social destas instituições em benefício dos cidadãos e das comunidades.

OPINIÓN DE NUESTROS LECTORES

Da tu opinión

Incorrecto intentelo de nuevo
NOTA: Las opiniones sobre las noticias no serán publicadas inmediatamente, quedarán pendientes de validación por parte de un administrador del periódico.

NORMAS DE USO

1. Se debe mantener un lenguaje respetuoso, evitando palabras o contenido abusivo, amenazador u obsceno.

2. www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt se reserva el derecho a suprimir o editar comentarios.

3. Las opiniones publicadas en este espacio corresponden a las de los usuarios y no a www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt

4. Al enviar un mensaje el autor del mismo acepta las normas de uso.