radio
Telefonia do Alentejo

Dia Nacional do Cancro da Mama assinala-se a 30 de outubro

5 a 10 por cento das mulheres com cancro da mama apresentam metastização ao diagnóstico

O cancro da mama metastizado ocorre quando a doença, com origem na mama, progride sobre a forma de lesões-metástases, em órgãos à distância como o osso, pulmão, fígado, cérebro, etc.

Autor :Artigo de Opinião de Marta Sousa, Oncologista

25 Outubro 2018

Estima-se que 5 a 10% das mulheres com cancro da mama apresentam metástases ao diagnóstico.

A principal forma de apresentação da doença é alterações mamárias, menos frequentemente, manifesta-se sob a forma de sintomas associados aos órgãos envolvidos pelas metástases (dores ósseas, dores de cabeça e falta de ar).

Nesta fase da doença, o tratamento tem como objetivos primordiais o controle da doença e a preservação ou melhoria da qualidade de vida.

Para estas mulheres a vida toma uma forma diferente, as dúvidas e angústias são muitas e incluem o próprio diagnóstico, as perspectivas do tratamento, o número significativo de exames, consultas, tratamentos e efeitos secundários associados a estes, com impacto significativo nas suas vidas. O papel dos profissionais de saúde e da família é fundamental para que seja mantido um equilíbrio durante este processo.

O desenvolvimento permanente de estudos na área da oncologia que visam um melhor conhecimento da doença oncológica e da sua evolução, assim como o desenvolvimento de novos agentes terapêuticos, com maior eficácia e igual segurança, têm sido promissores no aumento da sobrevivência de algumas destas doentes.

OPINIÓN DE NUESTROS LECTORES

Da tu opinión

Incorrecto intentelo de nuevo
NOTA: Las opiniones sobre las noticias no serán publicadas inmediatamente, quedarán pendientes de validación por parte de un administrador del periódico.

NORMAS DE USO

1. Se debe mantener un lenguaje respetuoso, evitando palabras o contenido abusivo, amenazador u obsceno.

2. www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt se reserva el derecho a suprimir o editar comentarios.

3. Las opiniones publicadas en este espacio corresponden a las de los usuarios y no a www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt

4. Al enviar un mensaje el autor del mismo acepta las normas de uso.