radio
Telefonia do Alentejo

SOBREIRO ASSOBIADOR

O nosso maior sobreiro é a Árvore do Ano

Tem nome e idade. Chama-se Sobreiro Assobiador e conta 234 anos. Vive em Águas de Moura, paredes meias com o Alentejo, e é apresentado como sendo o maior e mais antigo sobreiro do mundo, estando classificado como árvore de interesse público desde 1988. Os seus atributos foram agora exibidos internacionalmente, tendo conquista a corrida para árvore do ano.

Autor :Roberto Dores

26 Outubro 2018

Foi a primeira vez que Portugal participou no concurso "European Tree of The Year", que valoriza a importância da história de cada árvore, tendo como objetivo salientar o vínculo afetivo entre as comunidades e as árvores. Além disso, o certame dá destaque à importância de cada árvore para a herança natural e cultural do país.
Segundo explica Nuno Calado, secretário-geral da União da Floresta Mediterrânica, qualquer árvore que surja a concurso tem de ter uma história associada. “Este tem esta história de ser o sobreiro assobiador, porque é enorme, tem uma copa gigantesca. É nele que pousam tantos pássaros que lhe deram esta alcunha”, sublinha, acrescentando que os longos anos de vida e quantidade de cortiça que já produziu para rolhas também contribuíram para que fosse agora apresentado ao concurso.
O sobreiro tem mais de 14 metros de altura e um perímetro de tronco superior a 4,15 metros. Conta Nuno Calado que em 1991, por exemplo, teve o mérito de produzir mais cortiça do que a maior parte dos sobreiros produzem em toda a vida, dando origem a mais de 100 mil rolhas.
Portugal competiu com outros 12 países europeus: a Bélgica, a Bulgária, a Croácia, a República Checa, a Hungria, a Lituânia, Polónia, a Roménia, a Rússia, a Eslováquia, a Espanha e o Reino Unido. O sobreiro assobiador português concorreu contra 12 árvores históricas como a tília belga, a sequoia búlgara ou o ulmeiro espanhol.

OPINIÓN DE NUESTROS LECTORES

Da tu opinión

Incorrecto intentelo de nuevo
NOTA: Las opiniones sobre las noticias no serán publicadas inmediatamente, quedarán pendientes de validación por parte de un administrador del periódico.

NORMAS DE USO

1. Se debe mantener un lenguaje respetuoso, evitando palabras o contenido abusivo, amenazador u obsceno.

2. www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt se reserva el derecho a suprimir o editar comentarios.

3. Las opiniones publicadas en este espacio corresponden a las de los usuarios y no a www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt

4. Al enviar un mensaje el autor del mismo acepta las normas de uso.