No dia 1 de dezembro pelas 18h00 terá lugar um Concerto intitulado “Canções de Saudade e Amor”por Sandra Medeiros (soprano) e Francisco Sassetti (piano), integrado no XIV Ciclo de Concertos “Música no Inverno”.
Autor :Nota de Imprensa
27 Novembro 2018
Sandra Medeiros - É licenciada em Canto pela Escola Superior de Música de Lisboa tendo integrado a classe da professora Joana Silva. Como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e Centro Nacional de Cultura prosseguiu estudos de pós-graduação em canto na Royal Academy of Music (RAM) em Londres, onde se graduou com “Distinção”, obteve o Dip. RAM e o prémio Amanda von Lob memorial Prize. Foi premiada em concursos nacionais e internacionais de canto dos quais se destaca o 2º Prémio no V Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão no Brasil. Gravou para as rádios Portuguesa, Búlgara e Inglesa (BBC3), para as televisões Portuguesa, Espanhola e Brasileira e para as editoras Naxos e Hyperion. A sua atividade como solista distribui-se pela música antiga, oratório, lied, melodie, canção do séc.XX/XXI e ópera tendo actuado sob a direcção de ilustres maestros com as mais destacadas orquestras portuguesas, com os mais conceituados grupos de música antiga portugueses e com as orquestras Barroca da RAM,Camerata Lysy de Gstaad, Sinfonia Varsóvia, Concerto Köln e o grupo L’Avventura London.
Francisco Sassetti - Concluíu o Curso Geral de Piano do Conservatório Nacional de Lisboa na classe de piano de Dinorah Leitão, e a Escola Superior de Música de Lisboa, na classe da pianista Tânia Acho. Ingressou no College Conservatory of Music da Universidade de Cincinnatti (EUA) onde obteve, em 1995, o Mestrado em Piano Performance na classe de Eugene Pridonoff. Realizou ainda estudos com Olga Prats, Marie Antoinette Levécque de Freitas Branco, Franck Weinstock, Sequeira Costa, Dmitri Papemo e Olivier Jacquon.
Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e da Universidade de Cincinnatti. Foi ainda premiado no 1º Concurso da Juventude musical Portuguesa (1988). Iniciou a carreira de concertista no Teatro de S.Luiz em Lisboa, em 1988, e desde então tem-se apresentado a solo ou integrado em grupos de música de câmara por todo o país e ainda em Espanha, Alemanha, França, Bélgica, E.U.A. e Uruguai. Trabalhou com os maestros João Paulo Santos, Paulo Lourenço, Jorge Alves, José Robert, António Lourenço e Vasco Azevedo. Na qualidade de musico - actor trabalhou ainda sob a direção dos encenadores Paulo Matos, Paulo Lages e João de Melo Alvim
Sandra Medeiros e Francisco Sassetti iniciaram colaboração em 2003, desde então tem realizado muitos recitais; O duo dedica especial atenção à divulgação do repertório português pelo que inclui em alguns dos seus programas composições, algumas pouco conhecidas, de compositores portugueses desde o período Barroco até ao Contemporâneo. Desde a sua existência tem apresentado primeiras audições absolutas algumas das quais dedicadas ao duo.
O ciclo prossegue no mês de dezembro pelas 18h00 com: dia 9– Recital de Acordeão e Piano com Gonçalo Pescada (acordeão) e Ian Mikirtumov (piano), dia 15 - Recital de Violoncelo e Piano com Bruno Borralhinho (violoncelo) e Christoph Berner (piano) e dia 16 com o Concerto de Natal pelo Coro Polifónico “Eborae Mvsica” sob a direção de Eduardo Martins e com acompanhamento de Rodrigo Gomes (piano) e Jorge Vinhas (violino).
Este Ciclo é organizado pela Associação Eborae Mvsica entidade financiada pelo Ministério da Cultura-Direção Geral das Artes e tem o apoio da Câmara Municipal de Évora, e dos órgãos de comunicação social para a realização deste Ciclo de Concertos.