radio
Telefonia do Alentejo

Unidade de Angiografia Digital e Cardiologia de Intervenção (UADCI) do HESE promove o único curso de OCT-OFDI do país

Fonte: Nota de imprensa - HESE

14 Fevereiro 2017

Decorreu, dia 10 de fevereiro, no Hospital de Évora, o curso de OCT-OFDI, organizado pela Unidade de Angiografia Digital e Cardiologia de Intervenção (UADCI). Trata-se da décima edição deste curso, que decorre há quatro anos, com o intuito de dar formação eminentemente prática, “hands-on”. As angioplastias efetuadas são guiadas através das imagens fornecidas por tomografia de coerência ótica (OCT). A OCT é uma técnica de imagem já há muito utilizada em diversos campos da Medicina e que, na aplicação à cardiologia de intervenção, permite visualizar o interior das artérias coronárias com um detalhe previamente inacessível. A tecnologia OFDI que utilizamos na UADCI é a mais avançada no que respeita ao OCT coronário e fomos o primeiro centro a nível nacional a tê-la disponível.
“A nossa Unidade foi o primeiro centro do país a realizar este curso, há 4 anos atrás, e em cada edição contou com participantes de todo o mundo, até hoje, já contamos com participantes vindos de Espanha, Rússia, entre outros, o que consideramos muito prestigiante para a nossa unidade e para o Hospital. Para além de permitir uma ampla discussão sobre as estratégias terapêuticas mais adequadas, possibilita aos participantes ter contacto muito próximo com esta técnica e com a tecnologia.”, afirma Lino Patrício, Coordenador da Cardiologia de Intervenção do HESE EPE.
A Unidade de Angiografia Digital e Cardiologia de Intervenção (UADCI) foi inaugurada a 19 de Junho de 2009, com a missão de dar resposta às necessidades dos utentes da região Alentejo em diversas áreas. Está em funcionamento desde então e em regime de prevenção permanente, desde Dezembro de 2012, para situações emergentes, de doentes com Enfarte Agudo do Miocárdio. É uma unidade multidisciplinar, envolvendo as áreas da Cardiologia de Intervenção, Nefrologia e Cirurgia Vascular.

OPINIÓN DE NUESTROS LECTORES

Da tu opinión

Incorrecto intentelo de nuevo
NOTA: Las opiniones sobre las noticias no serán publicadas inmediatamente, quedarán pendientes de validación por parte de un administrador del periódico.

NORMAS DE USO

1. Se debe mantener un lenguaje respetuoso, evitando palabras o contenido abusivo, amenazador u obsceno.

2. www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt se reserva el derecho a suprimir o editar comentarios.

3. Las opiniones publicadas en este espacio corresponden a las de los usuarios y no a www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt

4. Al enviar un mensaje el autor del mismo acepta las normas de uso.