radio
Telefonia do Alentejo

Cerimónia de Entrega do Prémio Vergílio Ferreira 2017 acontece no dia 1 de março

Fonte: Nota de imprensa - Universidade de Évora

27 Fevereiro 2017

Na próxima quarta-feira, dia 01 de março, pelas 17h00, tem lugar na Sala de Docentes do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora a cerimónia de entrega do Prémio Vergílio Ferreira 2017. Este ano o galardão que incide sobre o conjunto da obra de um autor que se tenha destacado nos domínios da ficção ou do ensaio distingue a escritora Teolinda Gersão.
Na edição com mais candidaturas desde que foi criado o Prémio, em 1997, apresentadas por instituições de Portugal, Espanha, Itália, EUA e Colômbia, o júri decidiu atribuir este ano o prémio a Teolinda Gersão, tendo ficado escrito em ata que “o Prémio Vergílio Ferreira 2017 foi atribuído à escritora Teolinda Gersão pela alta qualidade da arte narrativa expressa nos vários géneros de ficção clássica, em particular o romance e o conto, num percurso que adquire especial relevo pela independência da escritora relativamente a todas as modas ou tendências que, de alguma forma, condicionam os caminhos da literatura contemporânea”.
O júri do Prémio que pretende homenagear o escritor de “Aparição” é composto este ano pelos Professores Pedro Ferré (U. Algarve), Mário Avelar (U. Aberta), Gustavo Rubim (crítico literário, U. Nova de Lisboa), Elisa Nunes Esteves (U. Évora) e Antonio Sáez Delgado (U. Évora, presidente).
A cerimónia de entrega do Prémio acontece habitualmente no dia de 1 março, data em que se assinala a morte do escritor, contando com as habituais intervenções da premiada, do júri e da reitora da Universidade de Évora.
Recorde-se que o prémio Vergílio Ferreira foi atribuído pela primeira vez a Maria Velho da Costa, a que se seguiram, entre outros, Mia Couto, Almeida Faria, Eduardo Lourenço, Agustina Bessa Luís, Vasco Graça Moura, Mário Cláudio, Luísa Dacosta, José Gil, Hélia Correia e Lídia Jorge, tendo sido o galardoado da edição de 2016 o escritor João de Melo.

OPINIÓN DE NUESTROS LECTORES

Da tu opinión

Incorrecto intentelo de nuevo
NOTA: Las opiniones sobre las noticias no serán publicadas inmediatamente, quedarán pendientes de validación por parte de un administrador del periódico.

NORMAS DE USO

1. Se debe mantener un lenguaje respetuoso, evitando palabras o contenido abusivo, amenazador u obsceno.

2. www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt se reserva el derecho a suprimir o editar comentarios.

3. Las opiniones publicadas en este espacio corresponden a las de los usuarios y no a www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt

4. Al enviar un mensaje el autor del mismo acepta las normas de uso.