radio
Telefonia do Alentejo

Dia 23 de abril

Portel recebe tributo a Ary dos Santos, o poeta das canções

Fonte: Nota de imprensa - Município de Portel

18 Abril 2017

Totalmente dedicado a Ary dos Santos, poeta e autor de canções intemporais, Portel prepara-se para receber, integrando as suas comemorações de Abril, o espetáculo, Ary, o Poeta das Canções, num tributo onde são interpretados de forma majestosa, os grandes êxitos musicais com poemas e textos de Ary.
No próximo dia 23 de Abril, pelas 21h30, o Auditório Municipal de Portel recebe desta forma, um dos espectáculos mais consagrados do país ao longo dos últimos anos. As entradas são gratuitas.
José Carlos Pereira Ary dos Santos nasceu em Lisboa a 7 de dezembro de 1937. Ficou na história da música portuguesa por ter escrito os poemas das quatro canções vencedoras do Festival RTP da Canção e apuradas para representarem Portugal no Festival Eurovisão da Canção: Desfolhada Portuguesa (1969), com interpretação de Simone de Oliveira, Menina do Alto da Serra (1971), interpretada por Tonicha, Tourada (1973), interpretada por Fernando Tordo e Portugal no Coração (1977), interpretada pelo grupo Os Amigos.
Proveniente de uma família da alta burguesia, com antepassados aristocratas, Ary dos Santos chegou ao grande público, concorrendo, por mais que uma vez, ao Festival RTP da Canção, sob pseudónimo, como exigia o regulamento. Classificar-se-ia em primeiro lugar com as canções Desfolhada Portuguesa (1969), com interpretação de Simone de Oliveira, Menina do Alto da Serra (1971), interpretada por Tonicha, Tourada (1973), interpretada por Fernando Tordo e Portugal no Coração (1977), interpretada pelo grupo Os Amigos.
Com Fernando Tordo escreve mais de 100 poemas para canções do músico e o duo Tordo/Ary continua a ser, até hoje, um dos mais profícuos da História da Música Portuguesa. São de suas autorias canções intemporais, como Tourada, Estrela da Tarde, Cavalo à Solta, Lisboa Menina e Moça, O amigo que eu canto, Café, Dizer Que Sim à Vida, Rock Chock, Meu amigo está longe. Estas canções foram interpretadas por cantores como Fernando Tordo, Carlos do Carmo, Mariza, Amália Rodrigues, Mafalda Arnauth e Paulo de Carvalho. Alguns dos maiores sucessos deste último, como Os Putos, Lisboa Menina e Moça e Quando Um Homem Quiser foram com poemas de Ary dos Santos. Também Carlos do Carmo cantou Lisboa, menina e moça, Os putos, e outras letras de Ary, como Um homem na cidade, Novo fado alegre, O homem das castanhas, O amarelo da Carris, Fado Lezíria ou Menor/Maior.
Homem de forte personalidade e de apetites excessivos, grande fumador e bebedor, acabaria por adoecer de cirrose, vindo a morrer a 18 de Janeiro de 1984.

OPINIÓN DE NUESTROS LECTORES

Da tu opinión

Incorrecto intentelo de nuevo
NOTA: Las opiniones sobre las noticias no serán publicadas inmediatamente, quedarán pendientes de validación por parte de un administrador del periódico.

NORMAS DE USO

1. Se debe mantener un lenguaje respetuoso, evitando palabras o contenido abusivo, amenazador u obsceno.

2. www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt se reserva el derecho a suprimir o editar comentarios.

3. Las opiniones publicadas en este espacio corresponden a las de los usuarios y no a www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt

4. Al enviar un mensaje el autor del mismo acepta las normas de uso.