radio
Telefonia do Alentejo

Extremadura celebra o Dia de Portugal

Fonte: Nota de imprensa

09 Junho 2017

No próximo dia 10 de junho comemora-se o Dia de Portugal, Camões e as Comunidades portuguesas e o Governo Regional da Extremadura espanhola programou, em várias localidades, uma série de atividades relacionadas com a música, a arte, a literatura, o cinema e a gastronomia e artesanato de Portugal.
A gastronomia portuguesa terá uma relevância especial neste Dia de Portugal com a “Rota do Petisco”, uma rota da tapa portuguesa em 25 bares e restaurantes de Badajoz e 21 estabelecimentos em Cáceres, de 9 a 11 de junho.
Nas instalações da Escola Superior de Hotelaria e Agroturismo da Extremadura, em Mérida, têm lugar hoje, 9 de junho, dois workshops de cozinha alentejana com o chef Manuel Fialho e uma prova de produtos do Alentejo, tudo isto com o apoio da Confraria Gastronómica do Alentejo.
Entre as novidades deste ano, convém destacar um atelier infantil de cerâmica que terá lugar na Sala Terracota de Mérida, a 10 de junho, e na qual os mais pequenos poderão fazer uma viagem pela história da cerâmica na Extremadura e no Alentejo. As cidades de Évora, Reguengos de Monsaraz, São Pedro do Corval e Salvatierra de los Barros são algumas das paragens que nos ajudarão a apreciar a riqueza de formas e cores desta tradição milenar, que finalizará com um ícone tão português como é a típica sardinha.
Também a arte é uma das muitas atividades sobre as quais vai girar esta celebração do Dia de Portugal na Extremadura, e já desde o passado 2 de junho é possível visitar na Sala de Atividades Alternativas de Olivença uma exposição do aquarelista português Carlos Santos Marques e membros do coletivo Invent'art Atelier.
No Edifício Badajoz Siglo XXI está patente uma importante exposição que reúne fundos de arte contemporânea dos museus MACE (Museu de Arte Contemporânea de Elvas) e do MEIAC (Museu Extremenho e Ibero-americano de Arte Contemporânea), com o fim de imaginar e desenhar o mapa da eurocidade Elvas-Badajoz-Campo Maior e visualizar a relação que ambos museus têm mantido ao longo dos últimos anos.
Também o Centro de Artes Visuais da Fundação Helga de Alvear realizará uma visita guiada em português à exposição do artista Jürgen Klauke, recentemente inaugurada.
Dentro da programação do Festival Ibérico de Música de Badajoz, a 11 de junho terá lugar na Residência Universitária da Fundação Caja Badajoz um concerto de solistas da Orquestra Sinfónica Juvenil Portuguesa que interpretará obras de Brahms, Grieg e Spohr.
Por sua parte, a Filmoteca da Extremadura programou nas suas sedes de Cáceres, Badajoz e Mérida a projeção da trilogia “As mil e uma noites” do realizador português Miguel Gomes. Trata-se de uma versão moderna desta obra da literatura universal em três episódios que levam por título “O inquieto”, “O desolado” e “O encantado”.
Também as bibliotecas da região da Extremadura se unem a este Dia de Portugal e programaram diferentes atividades. O Clube de leitura de português A lingua de Camões organizou para a tarde de 10 de junho, na Biblioteca Pública “Bartolomé J. Gallardo” de Badajoz, um pequeno concerto de fados, uma conferência sobre o humor na literatura portuguesa, uma maratona de leitura em língua portuguesa e a exposição “Mais que a leitura”.
A Biblioteca da Extremadura (Plaza de Ibn Marwan s/n) expõe até setembro "Extremadura e Portugal, Letras sem fronteiras". Trata-se de uma ampla mostra que abrange várias décadas de publicações relacionadas com Portugal e reúnem atividades de diversa índole e temática: estudos literários e artísticos, os primeiros congressos transfronteiriços, a revista literária Suroeste (continuadora da desaparecida Espacio-Espaço Escrito), edições de clássicos portugueses, urbanismo, gastronomia, história, política ou imprensa, procedentes do fundo patrimonial da Biblioteca.
Por outro lado, livrarias de Badajoz, Cáceres, Mérida e Olivença participam também na celebração com uma mostra de autores portugueses e publicações relacionadas com Portugal, que ocupam um lugar de destaque nos seus expositores entre os dias 5 e 15 de junho.
Todas as atividades programadas, sob a coordenação da Direção Geral de Ação Exterior, são promovidas por inúmeras entidades extremenhas e portuguesas: Secretaria-Geral da Cultura da Junta da Extremadura; Extremadura Avante; Biblioteca Regional da Extremadura; Biblioteca Pública de Badajoz; Instituto Camões; Escola de Hotelaria e Agroturismo da Extremadura; Editora Regional; Filmoteca da Extremadura; Fundação Helga de Alvear; Confraria Gastronómica do Alentejo; Museu Extremenho e Ibero-americano de Arte Contemporânea de Badajoz; Sociedade Filarmónica de Badajoz; Museu de Arte Contemporânea de Elvas; Sala Terracota; Club de Leitura de português A língua de Camões; Fundação Caja Badajoz; 46 estabelecimentos de hotelaria de Cáceres e Badajoz, e 9 livrarias extremenhas.
A programação completa do Dia de Portugal na Extremadura pode ser consultada no site: http://www.euro-ace.eu/

OPINIÓN DE NUESTROS LECTORES

Da tu opinión

Incorrecto intentelo de nuevo
NOTA: Las opiniones sobre las noticias no serán publicadas inmediatamente, quedarán pendientes de validación por parte de un administrador del periódico.

NORMAS DE USO

1. Se debe mantener un lenguaje respetuoso, evitando palabras o contenido abusivo, amenazador u obsceno.

2. www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt se reserva el derecho a suprimir o editar comentarios.

3. Las opiniones publicadas en este espacio corresponden a las de los usuarios y no a www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt

4. Al enviar un mensaje el autor del mismo acepta las normas de uso.