radio
Telefonia do Alentejo

Feira S. Boaventura e Mostra de Atividades Económicas em Arraiolos

Fonte: Nota de imprensa - Município de Arraiolos

23 Junho 2017

Terá lugar de 7 a 10 de julho, a Mostra de Atividades Económicas, integrada na Feira de S. Boaventura, organizada pelo Município de Arraiolos.
O certame assume como objetivo primordial a divulgação e promoção da atividade económica, nas suas diversas áreas, valorizando os investimentos concretizados e procurando atrair novos investidores.
Refira-se que a “Feira de Arraiolos” designada “Feira de S. Boaventura” é de entre outras que se realizaram ao longo de séculos no concelho de Arraiolos, aquela que logrou chegar aos nossos dias.
Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara (1809-1879), ilustre memorialista arraiolense, “nos bons e úteis escritos que nos legou, não achou memória certa acerca dos princípios desta feira anual; todavia, o mesmo erudito, ao referir outras feiras e romarias existentes ao longo dos tempos, surpreende-nos com a notícia de "que no ano de 1621 havia na Câmara determinação de se pedir a el-rei licença para ela".
Cunha Rivara faz-nos saber, ainda, que, em 1825, a Feira se fazia no Rossio de S.Romão, e outeiros mais próximos. Estamos em crer que, da boa leitura dos escritos de Rivara, esta localização, já então, não só abrangia a planície do atual Rossio, como os outeiros que lhe ficavam adjacentes, inclusive o sopé da vasta encosta do Outeiro de S.Francisco.”
Na verdade aqui “afluía muito povo local, forasteiros, e até estrangeiros, atraídos não só pelos tradicionais comércios de quinquilharias, diversões e comezaina, mas também pelas boas transacções de gados, particularmente o vacum, que no vasto recinto tinham lugar.”
Novos tempos trouxeram novas propostas, sendo que a realização da Feira na área do Arraiolos Multiusos permite conciliar as diversões e o comércio tradicional destas feiras com um programa onde se integram exposições, representações do movimento associativo e sobretudo os agentes económicos do concelho, com destaque para as empresas sediadas no concelho.
No Arraiolos Multiusos estarão representadas atividades tão diversas como o são, entre outras, a metalomecânica, a serralharia civil, materiais de construção civil, comércio alimentar, material elétrico, mobiliário, panificação, enchidos, queijos e outros produtos locais e artesanais.
A Feira S. Boaventura continua a ser um espaço de encontro e reencontro entre arraiolenses, que por estes dias visitam a sua terra, e têm aqui mais um motivo para rever familiares e amigos.

OPINIÓN DE NUESTROS LECTORES

Da tu opinión

Incorrecto intentelo de nuevo
NOTA: Las opiniones sobre las noticias no serán publicadas inmediatamente, quedarán pendientes de validación por parte de un administrador del periódico.

NORMAS DE USO

1. Se debe mantener un lenguaje respetuoso, evitando palabras o contenido abusivo, amenazador u obsceno.

2. www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt se reserva el derecho a suprimir o editar comentarios.

3. Las opiniones publicadas en este espacio corresponden a las de los usuarios y no a www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt

4. Al enviar un mensaje el autor del mismo acepta las normas de uso.