radio
Telefonia do Alentejo

“Praça Unesco” na Feira do Chocalho 2017

Autor :Nota de imprensa

Fonte: Município de Viana do Alentejo

18 Julho 2017

Em Alcáçovas abre as portas ao público na próxima sexta-feira, dia 21 de julho, a Feira do Chocalho, que se prolonga até domingo, dia 23, promovida pelo Município de Viana do Alentejo e pela Junta de Freguesia de Alcáçovas, em parceria com várias associações e entidades locais.
Nesta edição, o Município de Viana do Alentejo criou um espaço dedicado às distinções nacionais do Património Cultural Imaterial reconhecidas pela UNESCO, a que deu o nome de “Praça Unesco” e onde vão estar representadas a falcoaria, o fado, a dieta mediterrânica, o cante alentejano, o fabrico de chocalhos e a olaria preta de Bisalhães. Presentes vão estar os Municípios de Salvaterra de Magos, com a falcoaria, e de Tavira, com a dieta mediterrânica.
Tal como na edição anterior, vão marcar presença na feira cerca de 50 expositores das mais variadas áreas, com realce, naturalmente, para o artesanato, incluindo o fabrico de chocalhos, classificado em 2015 como património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente pela Unesco, distinção que veio permitir a continuidade e a salvaguarda desta arte secular, apostando também na inovação e promoção junto de novos mercados turísticos, sabendo que a identidade é determinante na diferenciação de um destino ou até mesmo de novos mercados e produtos. Esta distinção permitiu ainda uma maior visibilidade do concelho nas mais variadas vertentes, nomeadamente de todo o seu património, quer material quer imaterial.
Ciente que os valores patrimoniais são um fator decisivo para o progresso e para a afirmação de qualquer região, o Município de Viana do Alentejo tem vindo a apostar no reforço das ações de promoção do seu património em certames regionais e nacionais. O objetivo é que o concelho deixe de ser um ponto de passagem e se torne um destino. E, para isso, é necessário apostar em elementos diferenciadores como o fabrico de chocalhos, a olaria, a doçaria ou até mesmo em eventos que possam atrair visitantes.

OPINIÓN DE NUESTROS LECTORES

Da tu opinión

Incorrecto intentelo de nuevo
NOTA: Las opiniones sobre las noticias no serán publicadas inmediatamente, quedarán pendientes de validación por parte de un administrador del periódico.

NORMAS DE USO

1. Se debe mantener un lenguaje respetuoso, evitando palabras o contenido abusivo, amenazador u obsceno.

2. www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt se reserva el derecho a suprimir o editar comentarios.

3. Las opiniones publicadas en este espacio corresponden a las de los usuarios y no a www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt

4. Al enviar un mensaje el autor del mismo acepta las normas de uso.