radio
Telefonia do Alentejo

DARK SKY® PARTY ALQUEVA É JÁ NOS DIAS 21 E 22 DE JULHO NO CAMPINHO, REGUENGOS DE MONSARAZ

Fonte: Nota de Imprensa

19 Julho 2017

É já no próximo dia 21 e 22 de Julho que se realiza a VI Dark Sky® Party Alqueva! Com uma nova localização, junto ao Lago Alqueva, no Ancoradouro e Parque de Merendas do Campinho, o programa deste ano apresenta muitas novidades.

O programa de dia 21 de Julho começa às 21H00 com uma palestra dedicada às “Férias no Sis tema Solar”, a cargo do Investigador Pedro Machado do Instituto de Astrofísica e Ciências do Es paço. Pedro Machado explicou-nos como vão ser estas férias, “Ainda não escolheu o seu destino de férias? Vamos propor-lhe algo totalmente original – vamos fazer um cruzeiro pelo Sistema Solar. À minha boleia, navegue nos lagos de hidrocarbonetos de Titã, tome um duche em Encélado, e mergulhe no oceano subterrâneo de Europa. Aproveite também uma experiência dupla de parapente em Júpiter e Saturno, suba ao maior vulcão do Sistema Solar, e se gosta de campismo, pernoite ao relento num desfiladeiro marciano. Por fim, no regresso a casa, escolha entre dançar na chuva ultra-tropical de Vénus ou apanhar tórridos banhos de Sol em Mercúrio.” Vai perder a hipótese de conhecer estes futuros destinos de férias?

De seguida vamos conhecer o “Fascínio da Astronomia” pelas palavras do Professor de Astrono mia e Sociedade Pedro Russo, da Universidade Leiden, Países Baixos. Pedro Russo irá debruçar-se sobre a importância da Astronomia na Sociedade e o impacto da mesma no dia a dia.

A última palestra da noite ficará a cargo do Astrofotógrafo oficial do Dark Sky® Alqueva e ESO Photo Ambassador que nos levará por um “Passeio Cósmico”. Miguel Claro abriu-nos um pouco o véu sobre o que iremos ouvir. "As maravilhas que um céu poluído pode esconder vão para lá da imaginação humana, mas uma pequena e fascinante parte dessa realidade transforma-se diante os nosso olhos, quando beleza, ciência e arte tomam forma perante um céu verdadeiramente es trelado, revelando o laboratório Cósmico que é em si o Universo, morada primária da nossa civili zação e fonte incessante de inspiração, descoberta e conhecimento. Venha embarcar nesta viagem, desde o Alqueva, ao deserto do Atacama!”

Será sem dúvida uma noite dedicada ao fascínio e ao passeio por este nosso maravilhoso Univer so que nos rodeia. E por isso nada melhor que terminar a noite a observar o céu profundo na companhia dos Guias do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e Guias Dark Sky® Alqueva que estarão à disposição de todos entre as 23H00 e as 2H00 da madrugada.

E ainda para os madrugadores temos às 6H15 e, num momento de descontração ao nascer do sol, uma Aula do Yoga dedicada ao tema Ancestralidade e Cosmologia a cargo da Professora Cláudia Martins do Centro do Yoga - Áshrama Évora Dhyána. Para quem não quiser madrugar, a Professora Cláudia Martins apresentará ao por do sol uma nova Aula do Yoga, com início marcado para as 20H15.

Já durante a tarde do dia 22 de Julho, a programação começará por volta das 16H30 com diver sas actividades. Pelas mãos da Body Painter Lídia Charrua miúdos e graúdos podem ter uma lua, uma galáxia, um planeta ou o Dark Sky® Alqueva numa perna, num braço, no rosto e assim cele brar o momento.

O Sol será a estrela da tarde e pode ser observada em segurança através de telescópio solar na companhia dos Guias do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Nos intervalos das actividades, e porque estamos junto ao Lago Alqueva, pode experimentar dar uma volta de canoa com a Break Momentos Fantásticos, pelo que aconselhamos que traga fato de banho e toalha.

A partir das 17H00 é tempo do primeiro Show "Big Bang de Ciência” pelo Centro de Ciência Viva do Lousal. Big Bang de Ciência é um grande espectáculo visual onde a Ciência e o Deslumbramento se tocam numa galáxia de reações! São mais de 8 atividades, experiências, descobertas, de encher o olho, de saciar a mente e o conhecimento. O segundo Show, com uma temática diferente, será apresentado às 20H30 e promete muita cor e efeitos.

Mas para quem gosta de desporto, e de experimentar novas modalidades, começa às 17H30 a primeira sessão de MovNat. Sob a orientação do Certified MovNat Trainer (Lvl1), João Mendonça, será possível conhecer este sistema de educação física baseado no movimento natural do ser humano. O MovNat treina as competências físicas e práticas apontando sempre à eficácia, eficiência e adaptabilidade. Actividade perfeita para descontrair junto da natureza e acessível para participantes dos 8 aos 80 anos. A segunda sessão está programa para as 19H00.

Se gosta de rir, se quer passar um momento de grande descontração e bem divertido, aconselhamos a participação às 17H30 na sessão de Yoga do Riso pela Líder de Riso, Enfermeira e formadora, Célia Mestre. O Riso do Universo promete promover o riso numa sessão ao ar livre, num local privilegiado da Terra que é o Alqueva, com exercícios de riso adaptados à temática da Dark Sky® Alqueva.

A partir das 21H30 arrancam as palestras cabendo ao Professor Raul Lima da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto do Instituto Politécnico do Porto (ESTSP/IPP), apresentar-nos a “A expansão do território e a reconquista... dos Céus Escuros”. Raul Lima, que acompanha o desenvolvimento do Dark Sky® Alqueva desde a sua criação, irá falar-nos do problema da poluição luminosa, dos passos que já foram dados para minimizar o seu impacto negativo e o que falta fazer. Este é um tema que nos é bastante querido e fundamental para a melhoria da qualidade do céu noturno.

O segundo convidado é o Professor Adjunto do Departamento de Astrofísica da Universidade da Califórnia e Líder do Grupo Supernova do Observatório Las Cumbres, Andy Howell, que virá falar-nos da “Ciência de O Primeiro Encontro“. Andy Howell vai-nos mostrar o que se pode dizer cientificamente sobre a possibilidade de vida extraterrestre. Mostrará videos de Ciência Vs. Cinema sobre o filme O Primeiro Encontro, incluindo algum material que não foi usado na versão final e os bastidores. Esta palestra será apresentada em inglês (americano).

A terminar o momento das palestras temos o Astrónomo José Augusto Matos que nos vai falar de “Um Planeta à Maneira”. A presença de vida na Terra deve-se a um delicado equilíbrio de condições de habitabilidade que não existem em mais nenhum lugar do sistema solar. O próprio desenvolvimento da vida foi, aliás, alterando estas mesmas condições. Mas que condições são essas que tornam a Terra um planeta à maneira? E será que estamos a alterar de forma voluntária ou involuntária tal equilíbrio delicado? No final da palestra José Augusto Matos vai-nos encantar com uma visita guiada a olho nu.

Às 23H00 e para quem aprecia um dos produtos regionais mais importantes deste território chega a vez da Prova Cega de Vinhos “Via Vínica na Via Láctea” apresentada pelo perito da Louro Wines, João Passos. Sob o céu estrelado o participante terá de usar todos os restantes sentidos para descobrir se está a provar um vinho tinto, rosé ou branco. Parece fácil mas sem a visão a ajudar não será assim tão óbvio. Venha testar os seus conhecimentos num ambiente descontraído. Depois de desvendados os segredos poderá continuar a saborear os vinhos a prova e assim conhecer melhor o nosso parceiro produtor.

A música não podia faltar... Assim a partir das 0H00 pode contar com os Moksha Sound Journeys. Os concertos meditativos consistem na vivência e exploração de sonoridade e vibrações levadas até aos participantes num banho relaxante, revitalizante, energizante e expansivo. Inspirado na relação harmónica e expressão saudável dos cinco elementos, procura-se despertar a sensibilidade e os sentidos, proporcionando uma reflexão de corpo e alma rumo ao equilíbrio. Sem dúvida, um momento de reflexão mas também de união com o céu estrelado, excelente para nos preparar para as observações astronómicas.

Assim e a terminar a noite, entre as 23H00 e as 2H00 da madrugada, pode contar com as visitas guiadas ao céu pelos Astrofísicos do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. A proximidade da Lua Nova proporciona-nos noites escuras que nos permitem apreciar os objectos do céu profundo, como enxames de estrelas, galáxias, nebulosas, entre outros.

Evento organizado pelo Dark Sky® Alqueva e Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz e que conta com o apoio do Turismo de Portugal e dos seus parceiros, Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto do Instituto Politécnico do Porto (ESTSP/IPP), Louro Wines, Casa Agrícola Alexandre Relvas, Juntas de Freguesia do Concelho de Reguengos de Monsaraz, Associação Transfronteiriça Terras do Grande Lago Alqueva, Áshrama Évora Dhyána - Centro do Yoga e Membros da Rota Dark Sky® Alqueva.

OPINIÓN DE NUESTROS LECTORES

Da tu opinión

Incorrecto intentelo de nuevo
NOTA: Las opiniones sobre las noticias no serán publicadas inmediatamente, quedarán pendientes de validación por parte de un administrador del periódico.

NORMAS DE USO

1. Se debe mantener un lenguaje respetuoso, evitando palabras o contenido abusivo, amenazador u obsceno.

2. www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt se reserva el derecho a suprimir o editar comentarios.

3. Las opiniones publicadas en este espacio corresponden a las de los usuarios y no a www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt

4. Al enviar un mensaje el autor del mismo acepta las normas de uso.