radio
Telefonia do Alentejo

Dores nas costas são a principal queixa dos doentes

Dia Mundial da Coluna assinala-se a 16 de outubro

Autor :Nota de imprensa

16 Outubro 2017 | Publicado : 17:56 (16/10/2017) | Actualizado: 17:59 (16/10/2017)

A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) alerta para a importância de prevenir as dores nas costas, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Coluna, que se assinala a 16 de outubro.
“Em Portugal, as dores nas costas continuam a ser um dos principais motivos para ir ao médico. De forma geral, as doenças que afetam a coluna representam mais de 50 por cento das causas de incapacidade física nos adultos e são uma das principais causas de ausência no trabalho”, explica o ortopedista Manuel Tavares de Matos, presidente da SPPCV.
E sublinha: “É fundamental apostar na prevenção, diminuindo os esforços sobre a coluna quando esta se encontra dobrada sobretudo o levantamento incorreto de objetos pesados, os movimentos repetidos em flexão e rotação e as situações que transmitam trepidação. Deve evitar-se ainda a vida sedentária, efetuando regularmente exercício de baixo impacto (caminhadas, natação, hidroginástica, bicicleta...)”.
A escoliose degenerativa do adulto (uma deformidade progressiva em que existe uma curvatura lateral da coluna), os problemas do disco, como por exemplo a hérnia discal e a espondilartrose (a artrose das articulações da coluna), são algumas das principais doenças que afetam a coluna e cujos sintomas podem deste modo ser atenuados.
Este ano, o Dia Mundial da Coluna tem como mote “As tuas Costas em ação” por forma a promover a importância do exercício físico e a melhoria da postura, como parte fulcral para a prevenção de lesões na coluna. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 1 em cada 4 adultos não é ativo o suficiente.
A SPPCV foi fundada em 2003 com o objetivo de promoção, estudo, investigação e divulgação das questões inerentes à problemática da prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias da coluna vertebral. Para mais informações consulte http://sppcv.org/

OPINIÓN DE NUESTROS LECTORES

Da tu opinión

Incorrecto intentelo de nuevo
NOTA: Las opiniones sobre las noticias no serán publicadas inmediatamente, quedarán pendientes de validación por parte de un administrador del periódico.

NORMAS DE USO

1. Se debe mantener un lenguaje respetuoso, evitando palabras o contenido abusivo, amenazador u obsceno.

2. www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt se reserva el derecho a suprimir o editar comentarios.

3. Las opiniones publicadas en este espacio corresponden a las de los usuarios y no a www.radiotelefoniadoalentejo.com.pt

4. Al enviar un mensaje el autor del mismo acepta las normas de uso.