Eurico Pereira

XVI Ciclo de Concertos “Música no Inverno”

A Associação Eborae Mvsica realiza, em articulação com a Câmara Municipal de Évora, em Novembro e Dezembro;  pretende-se  apresentar obras dos secs XX e XXI.

No dia 5 de dezembro às 18h00 terá lugar um Recital de Guitarra por Eurico Pereira.

Programa: El Decameron Negro – Leo Brouwer (n. 1939) : I Harpa do Guerreiro, II Fuga dos Amantes pelo Vale dos Ecos, III Balada da Donzela Enamorada ; Tema e Variações  – Lennox Berkeley (1903-1989) ; Homenagem a Jimmy Hendrix – Eurico Carrapatoso (n. 1962); Prelúdio e Baileto – Fernando Lopes –Graça (1906-1994) ; Mazurka-Chôro- Heitor Villa –Lobos (1887-1959)

Eurico Pereira – iniciou os seus estudos de guitarra aos nove anos, e três anos depois entrou para o Conservatório Nacional de Lisboa, na classe de Manuel Morais. Tendo-se tornado bolseiro da Fundação Gulbenkian, Eurico viria a ser o primeiro e único aluno a concluir o exame de guitarra com vinte valores. Em 1998 ingressou na Universidade de Évora, onde foi selecionado para vários concertos em Lisboa, Évora e Condeixa, e para interpretar Concierto de Aranjuez de Rodrigo para a RTP2. Em 2002 foi lançado o seu disco a solo 4 Compositores Portugueses, com obras dedicadas ao guitarrista por Carrapatoso, Azevedo, Lobo e Peixoto. Esta gravação mereceu elogios da crítica nacional, e conduziu a uma entrevista e performance em direto na Antena 2.Na sequência da sua graduação com distinção da Universidade em 2002, fez audições para o curso de Pós-graduação em Performance da Royal Academy of Music em Londres. Além de uma vaga, a Academy ofereceu também ao guitarrista o prémio Associated Board of Royal Schools of Music, um de apenas dois disponíveis para os estudantes internacionais da instituição britânica. Eurico tornou-se aluno do diretor de guitarra Michael Lewin, e obteve novamente distinção no seu recital final. Tem dado muitos recitais em Portugal e no Estrangeiro. Obteve  o 1º prémio na Competição Internacional de Música de Londres 2007, promovida pela Anglo-Czechoslovak Trust, na sequência do qual foi convidado a recitar em Paris e Praga, bem como o 2º prémio no Prémio Jovens Músicos RDP 2005.Foi jurado no Prémio Jovens Músicos RDP 2017.

Este ciclo prossegue com os seguintes Concertos:  no mês de Dezembro sempre às 18h00: Dia 6 – Recital de Flauta , Oboé e Clarinete  com Flauta – Mariana Moreira, Oboé- Maria Susete Afonso e Clarinete – Mário VinagreDia 13  Concerto deNatal com o Coro Polifónico “Eborae Mvsica”, acompanhamento ao piano de Ana Filipa Luz . direção do Maestro Eduardo Martins;  irá ser apresentada em estreia a obra de João Nascimento “Missa -Nossa Senhora dos Remédios”.

É necessário reserva prévia de bilhetes através de eboraemusica@gmail.comÉ obrigatório o uso de máscara.

A Organização é da Associação Eborae Musica entidade financiada pelo Ministério da Cultura- DGArtes, com Co-Produção da Câmara Municipal de Évora, e apoio de: Diário do Sul, A Defesa, Registo, Antena 2, Rádio Diana.

Fonte: Nota de Imprensa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Please enter your name here