Mário Vinagre

XVI Ciclo de Concertos “Música no Inverno”

A Associação Eborae Mvsica realiza, em articulação com a Câmara Municipal de Évora, em Novembro e Dezembro; pretende-se apresentar obras dos secs XX e XXI.

No dia 6 de dezembro às 18h00 terá lugar um Recital de Flauta, Oboé e Clarinete por Mariana Moreira (Flauta), Maria Susete Afonso (oboé) e Mário Vinagre (Clarinete).

Programa: Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1792) – Divertimento n.º 4 em Si bemol maior, K. 439b (1781) ;Ludwig Van Beethoven (1770-1827) – Trio in Dó maior Op. 87 (1795) – I – Allegro (c. 7′), IV – Finale ; Paul de Wailly (1854-1933) – Aubade (1906) ; Malcolm Arnold (1921-2006) – Divertimento, Op. 37 (1952)

Mariana Moreira – Iniciou os seus estudos musicais no instrumento Flauta Transversal aos nove anos, na Musique Scolaire, na classe da Professora Sylvia Amez-Droz, na vila de Le Locle (Suiça) onde permaneceu até aos 14 anos. Em 1998, regressou a Portugal, prosseguindo os seus estudos musicais na Academia de Música de São João da Madeira, na classe do professor Rui Paulo Sousa. No ano de 2003, foi admitida na Escola Superior de Música de Artes Aplicadas de Castelo Branco (ESART);em 2006, integrou a Banda de Música da Força Aérea Portuguesa, sendo executante de Flautim e Flauta Transversal. Em 2008, solicitou transferência para a Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) onde concluiu a licenciatura em Variante Execução, Ramo: Instrumento de Flauta Transversal, na classe do professor Anthony Pringsheim; frequentou diversas Master Class com os professores: Nuno Ivo Cruz, Eduardo Lucena, Carol Wincenc, Istvan Matuz, Jorge Caryevschi e outros; em 2016, foi admitida no Mestrado em Ensino de Música no Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Instituto Piaget e concluiu o Mestrado em 2019.

Maria Susete Afonso – inicia os seus estudos musicais de oboé, na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, com o professor Marcos Mincov e termina o 12º Ano com o professor Ricardo Pazo Garcia em 1998, ano em que ingressa na Academia Nacional Superior de Orquestra. Realiza o Bacharelato na Classe de oboé do professor Jean-Michel Garetti, tendo prosseguido os estudos com a professora Frederique Brillouinem. Finaliza a licenciatura na classe da professora Sally Dean. Participou em vários Master – classes com vários professores conceituados, como Pierre Pierot, Catherine Herot, Lazlo Hadady, Kevin Vigneau, entre outros.Tocou sobre a batuta de maestros muito conhecidos, entre eles destacam-se Jean Sébastian Béreau, Daniel Schweizer, Joana Carneiro, Miguel Graça Moura, Manuel Ivo Cruz, Rui Massena, João Camacho, Paulo Martins, José Brito, Alberto Roque, Cristopher Bochmann e Jean Marc Burfin, entre outros.

Mário Vinagre – Iniciou os estudos no Conservatório Regional de Évora – Eborae Musica na classe de clarinete de Rui Travasso. Ingressou depois na Escola Superior de Música de Lisboa, onde concluiu a Licenciatura em clarinete na classe de Manuel Jerónimo, tendo ainda trabalhado com Paulo Gaspar e Francisco Ribeiro. Ao abrigo do programa Erasmus trabalhou com Anders Åberg em Malmö, na Suécia, onde também teve aulas com Olli Lepäniemi. Posteriormente terminou o Mestrado em Música e o Mestrado em Ensino da Música na ESML. Participou em várias masterclasses com o Quarteto 4reeds, Alberto Lages, Paulo Gaspar, Anders Åberg, Massimo Mazzone, entre outros. Trabalhou com os maestros Octavio Mas Arocas, Carlos Amarelinho, Alberto Roque, Vasco Pierce de Azevedo, Paulo Lourenço, Christopher Bochmann, Pedro Neves, Samuli Orströmer, entre outros. Foi clarinetista, na orquestra Sinfónica Juvenil. Tem realizado recitais a solo e de música de câmara, principalmente sobre música de novos compositores. Foi músico da Banda de Música da Força Aérea Portuguesa.

Este ciclo termina no dia 13 com o  Concerto deNatal pelo Coro Polifónico “Eborae Mvsica”, acompanhamento ao piano de Ana Filipa Luz . direção do Maestro Eduardo Martins; irá ser apresentada em estreia a obra de João Nascimento “Missa -Nossa Senhora dos Remédios”

É necessário reserva prévia de bilhetes através de eboraemusica@gmail.comÉ obrigatório o uso de máscara.

A Organização é da Associação Eborae Musica entidade financiada pelo Ministério da Cultura- DGArtes, com Co-Produção da Câmara Municipal de Évora, e apoio de: Diário do Sul, A Defesa, Registo, Antena 2, Rádio Diana.

Fonte: Eborae Musica / Nota de Imprensa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Please enter your name here