O presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, congratula a investigadora alcacerense Liliana Tomé, que foi distinguida com o prémio “Medalhas de Honra L’Oréal para as Mulheres na Ciência” e deseja-lhe muito sucesso na sua investigação e na sua carreira científica.

Nesta 17ª edição das Medalhas de Honra L’Oréal foram reconhecidos os projetos científicos de quatro mulheres, sendo que cada uma irá receber um prémio de 15 mil euros para apoiar a sua pesquisa e incentivar à prossecução de estudos relevantes, além de fomentar uma ciência e sociedade mais inclusivas.

Natural de Alcácer do Sal, Liliana Tomé é Doutorada em Ciências da Engenharia e Tecnologia, pelo Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA), em 2014, e ficou neste instituto como investigadora. Em 2018, após ser premiada com uma bolsa individual Marie Curie, rumou ao POLYMAT, na Universidad del País Vasco, e em 2020 voltou à Universidade Nova. É investigadora no LAQV-REQUIMTE – Laboratório Associado para a Química Verde da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA.

Na sua investigação, Liliana Tomé propõe-se a encontrar respostas mais eficientes para capturar os gases que emitimos, nomeadamente o dióxido de carbono (CO2) libertado na geração de energia, e impedir a sua libertação para a atmosfera.

O Programa Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência é uma iniciativa da L’Oréal Portugal e é desenvolvido em parceria com a Comissão Nacional da UNESCO e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), com o intuito de “apoiar e motivar cientistas em início de carreira a prosseguir projetos relevantes na área da saúde e do ambiente”.

Fonte: Câmara Municipal de Alcácer do Sal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Please enter your name here