Informamos a População que, por indicação da Autoridade de Saúde Pública, a Comissão Municipal de Proteção Civil – Subcomissão de Saúde ativou a ZCAP – Alojamento Sanitário, a funcionar no Antigo Hospital de Santo André, Edifício da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Novo. 

A ZCAP é uma estrutura municipal previamente preparada e devidamente equipada para a necessidade de eventual de acolhimento de utentes de Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI) e Casas de Acolhimento. 

Tendo em conta o surto COVID-19 que eclodiu no Lar Solar Mar-Lar e o parecer da Autoridade de Saúde Pública – considerando não ser possível reunir na ERPI as condições necessárias para que os técnicos de Saúde façam a vigilância clínica, em segurança, dos portadores de infeção a Sars-Cov2 e determinando «a necessidade de ativação da Estrutura Municipal ZCAP de Montemor o Novo para onde deverão ser transferidos os residentes acima referidos e para os quais os Técnicos de Saúde não considerem a necessidade de internamento hospitalar» -, a Subcomissão de Saúde deliberou, nos termos da Lei: 

. Aprovar a evacuação dos utentes do Lar Solar Mar-Lar para a ZCAP de Montemor-o-Novo, no Antigo Hospital de Santo André, Edifício da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Novo, sito na Rua Luís de Camões, observados os requisitos que constam no despacho da Autoridade de Saúde Pública; 

. Solicitar ao Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central, de acordo com o Despacho n.º 4959/2020, o seguimento clínico dos utentes, até à determinação da cura; 

. Dar conhecimento desta deliberação ao Sr. Secretário de Estado Coordenador Regional do Alentejo para o combate à Covid-19, à Sra. Comandante Operacional Distrital da ANEPC, ao Sr. Diretor do Centro Distrital de Segurança Social, ao Sr. Presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo, ao Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central e ao Hospital do Espirito Santo de Évora. 

A Câmara Municipal e o Serviço Municipal de Proteção Civil, em permanente articulação com as Autoridades responsáveis, mantém a coordenação, apoio e acompanhamento da situação de forma a garantir o superior interesse das residentes no Lar, nomeadamente o seu bem-estar, conforto e adequados cuidados de saúde, clínicos e de enfermagem. 

Uma palavra de especial agradecimento à Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Novo pela inteira disponibilidade na cedência do edifício e colaboração e apoios prestados na gestão desta difícil situação.

Fonte: Câmara Municipal de Montemor-o-Novo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Please enter your name here