O Município de Ponte de Sor tem liderado, desde o início da pandemia, a articulação e apoio entre as nossas estruturas residenciais, centros de dia, CRIPS, corpo de bombeiros, proteção civil municipal e distrital, Cruz Vermelha, Agrupamento de Escolas e, obviamente, autoridades de saúde locais e administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejo. Promoveu encontros, sessões de esclarecimento e reuniões com todos os atores locais e regionais, numa comunicação próxima, aberta e constante desde a primeira hora.

Reagiu prontamente na execução da Área Dedicada ao COVID (ADC Comunitária) junto ao Centro de Saúde de Ponte de Sor, na implementação de um drive thru para testagem no Estádio Municipal, na preparação, nessa mesma localização, de um centro de isolamento municipal.

Esses esforços conjuntos capacitaram as nossas instituições para enfrentarem esta pandemia, num processo dialogado e próximo, que permitiu a aquisição de equipamentos de proteção individual, o reforço das verbas ao funcionamento das instituições, a ação rápida e musculada de testagem e acompanhamento dos recentes surtos e a monitorização do início da campanha nacional de vacinação ou na organização de um programa de testagem para os jovens residentes do concelho a frequentar o ensino superior.

Durante estes meses pudemos testemunhar a competência e a resiliência com que os órgãos sociais e os funcionários destas estruturas residenciais e demais entidades encararam este duro combate, de forma incansável, profissional e corajosa. Por isso deixamos a todos os profissionais e voluntários que têm assumido a linha da frente da defesa dos seus utentes, que são os mais vulneráveis da nossa comunidade e os mais suscetíveis aos efeitos mais violentos do SARS-COV-2, um profundo reconhecimento e agradecimento.

Face ao cenário de surtos, o Município construiu uma bolsa de funcionários seus para exercerem temporariamente funções nas estruturas residenciais a necessitarem de mais meios humanos. A este apelo do Município, os seus funcionários responderam voluntaria e civicamente com a sua total disponibilidade, num ato de grande coragem e altruísmo.

É no seu exemplo de força e coragem que nos devemos todos inspirar para resistir à dramática situação vivida no concelho e no país, dando cada um de nós, à nossa medida, o nosso valioso contributo.

Não desistiremos! Cumpra com o confinamento. Proteja-se e proteja os seus.

Fonte: Câmara Municipal de Ponte de Sor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Please enter your name here