A vacinação contra a COVID-19 no Concelho de Santiago do Cacém arrancou esta terça-feira dia 23 de fevereiro, no Centro de Vacinação criado pela Câmara Municipal no Pavilhão Municipal de Feiras e Exposições em Santiago do Cacém.
A Autarquia está também a criar um outro Centro de Vacinação em Alvalade, na sede do Futebol Clube Alvaladense onde se iniciará a vacinação na próxima quinta-feira dia 25 de fevereiro.
Nesta primeira fase, e tendo em conta os critérios definidos a nível nacional para a seleção dos indivíduos a vacinar, que têm de ter 80 ou mais anos, ou 50 e mais anos com doença associada, foi efetuado um levantamento pelas Autoridades de Saúde e serão abrangidas pelo processo 3.955 pessoas. Neste momento, e dada a escassez de vacinas, serão vacinadas 1.675 pessoas, o que corresponde a 42 % do total do universo de pessoas a vacinar no nosso Concelho nesta primeira fase.
A Câmara Municipal disponibiliza transporte aos munícipes para estes dois Centros de Vacinação, caso estes não tenham meios de se deslocarem para serem vacinados, apoiará os profissionais de saúde e todos os que estão envolvidos na tarefa de vacinação, fornecendo-lhes refeições, bem como disponibiliza recursos humanos no apoio ao processo de vacinação.
Para a vacinação destas primeiras 1.675 pessoas, o Centro de Vacinação em Santiago do Cacém irá funcionar nos dias 23, 24, 27 de fevereiro e 1 e 2 de março, e o Centro de Vacinação de Alvalade nos dias 25 e 26 de fevereiro. Estes dois Centros de Vacinação acolherão pessoas de todas as Freguesias do Concelho de acordo com o definido pelas Autoridades Locais de Saúde.
Os Centros de Vacinação estão divididos pelas áreas de receção, zona de espera e zona de recobro. Cada um terá cinco gabinetes de atendimento para a vacinação e está também contemplada uma área reservada à preparação das vacinas.
A Câmara Municipal continuará a trabalhar em estreita colaboração com as autoridades locais de saúde no sentido de que este processo de vacinação corra da melhor forma possível e aguarda com expectativa a vinda de mais vacinas para alcançar rapidamente o maior número de pessoas vacinadas no Concelho.
Fonte: Câmara Municipal de Santiago do Cacém