O projeto municipal “Artes à Escola” está retomar as sessões que foram interrompidas devido à pandemia e a preparar a nova edição com os parceiros.
Neste sentido foram realizadas, no primeiro período deste ano letivo três iniciativas, que estavam por realizar ainda da 2ª edição do Artes à Escola: “Beatriz e o Peixe Palhaço” espectáculo de teatro dirigido a crianças do 1º Ciclo, apresentado no Espaço da Bruxa Teatro nos dias 27, 28 e 29 de outubro. “E todos os Heróis morrem” e o “Levantei-me do Chão”, iniciativas dirigidas aos jovens do secundário e que contaram com a colaboração da Escola Secundária André de Gouveia e a Escola Secundária Severim de Faria.
“E todos os Heróis Morrem” teve lugar no dia 23 novembro, na Escola Secundária André de Gouveia. Oficina que procurou sensibilizar os alunos para reflectir sobre o trajecto das guerras e lutas entre estados, passando pela história do século XX da Europa, tendo em conta os momentos conturbados que vivemos. A apresentação contará com uma oficina na área do teatro, seguido de conversa, assente nas diversas narrativas pela qual a Europa é composta. Com Hugo Miguel Coelho / Projeto coisasdocorpo.
Com a realização destas 3 iniciativas que estavam programadas no âmbito da Edição do Artes à Escola 2019-20, foi possível concretizar e fechar o que estava planificado na 2ª edição do projeto e que passou pela realização 52 atividades culturais distintas, envolvendo 22 artistas e agentes culturais, num total de 90 ações apresentadas em vários espaços do concelho.
No atual contexto, o Artes à Escola procurou adaptar-se à nova realidade encontrando uma forma para prosseguir. O futuro apresenta desafios que nos lançam para a descoberta de soluções que possam garantir um crescimento sustentável da nossa sociedade, no que toca às suas relações sociais, culturais e identitárias. A Arte e a Cultura devem integrar a educação e a formação das crianças, dos jovens e, de uma forma geral, de toda a comunidade; só assim estaremos a contribuir para a construção de uma cidade educadora e, em termos globais, de uma sociedade evoluída.
É seguindo esta premissa que o Artes à Escola deve continuar a consolidar os seus objetivos, encontrando formas para desenvolver e promover o seu programa, evidenciando a necessidade de partilha e de aprendizagem entre a comunidade educativa, a esfera artística e cultural e a comunidade no seu todo.
Artes à Escola é um projeto que pode contribuir para que Évora seja um lugar de referência no que diz respeito à forma como se olha e se partilha a educação e a cultura. É neste sentido que estamos a preparar e a promover a 3ª edição do projeto.
Fonte: Câmara Municipal de Évora