A 2ª Sessão de Seleção Nacional do Parlamento Europeu dos Jovens em Portugal teve lugar entre  17 e 20 de fevereiro, na cidade de Évora. A cerimónia oficial decorreu no dia 20 de Fevereiro no Palácio de D. Manuel,  contando com cerca de 90 jovens participantes  de 10 nacionalidades diferentes, incluindo um grupo de jovens da Escola André de Gouveia que integram o projeto. Contou com a participação do Vice-Presidente e Vereador da Câmara Municipal de Évora, Alexandre Varela.

A Câmara Municipal associou-se, assim como Cidade Educadora, à realização desta iniciativa da Associação Portuguesa do Parlamento Europeu Jovem, a qual mereceu a sua melhor atenção e apoio. As políticas que envolvem a juventude são de grande relevância para a Autarquia que aprovou recentemente o seu Plano Municipal para a Juventude e crê estar desta forma a contribuir para a formação integral de jovens responsáveis pela concretização do futuro europeu.

Através de técnicas de aprendizagem informal, assentes nos princípios e moldes do diálogo intercultural, durante quatro dias os jovens participantes tiveram contacto com processos democráticos que influenciam os seus países, os seus concelhos e as suas vidas e vivenciaram uma experiência que lhe conferirá conhecimento e competências pessoais marcantes.

Desde 1987 o Parlamento Europeu dos Jovens apoia o desenvolvimento destes para a sua consciencialização política e responsabilização através do envolvimento no pensamento político e promoção de debates, experiências e culturas.

Na sua intervenção, o Vice-Presidente Alexandre Varela agradeceu a escolha da nossa cidade para este relevante evento em que é dada voz à juventude, deixando uma mensagem de confiança nas potencialidades das novas gerações e de incentivo ao envolvimento na condução do seu futuro, nomeadamente nas questões emergentes como sejam as alterações climáticas, a transição energética, entre outras. Convidou-os ainda para voltar a Évora, em especial em 2027, para assistir às comemorações da Capital Europeia da Cultura, caso a nossa cidade seja eleita.

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Évora

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Please enter your name here