– Projeto de execução da ligação pedonal entre a estação ferroviária de Évora e o Centro Histórico. Pretende-se com esta obra de requalificação criar uma ligação confortável e segura, entre a estação ferroviária e a Rua da Republica a qual se estenderá, ainda, ao longo da Muralha da Avenida Dinís Miranda à Avenida dos Bombeiros – Aprovado por maioria, com 1 abstenção (PS).
– O Presidente da Câmara Municipal, Carlos Pinto de Sá, informou que foram dados os primeiros passos para alojamento temporário de trabalhadores (e suas famílias) que se queiram fixar em Évora. Foi feito um acordo-piloto com a empresa Mecachrome (sector aeronáutico), tendo a Câmara, através da Habévora, disponibilizado já habitação não social para quatro famílias que viviam em Setúbal. O alojamento vigorará pelo prazo de um ano, renovável, no decurso do qual estas famílias procurarão alojamento definitivo em Évora. A autarquia está a trabalhar, também, com outras empresas para aumentar esta oferta que dê respostas a mais casos idênticos.
– Assinatura do protocolo com a Além Risco que prevê a plantação em regime de voluntariado de 10 mil árvores em Évora, ficando a sua manutenção a cargo da autarquia eborense. Recorde-se que a Além Risco propõe desenvolver um conjunto de ações de caráter estrutural que potenciam a minimização dos efeitos das ondas de calor nas populações residentes nos aglomerados urbanos do Alentejo Central, nomeadamente plantação de árvores, preferencialmente espécies autóctones. Em Évora, o projeto inclui a criação de pequenos bosques em 12 espaços urbanos – Aprovada por unanimidade.
– Promoção do Concurso Imagem Gráfica, Mês da Juventude – Março 2022 destinado a jovens entre os 16 e 30 anos, para eleger a imagem gráfica de todos os materiais utilizados na divulgação desta efeméride. O melhor trabalho, eleito pelos membros com direito a voto do Conselho Municipal da Juventude de Évora, é premiado com um cheque no valor de 200 euros. Os trabalhos deverão ser entregues até dia 20 fevereiro de 2022. Mais informações sobre as Normas de Participação devem ser solicitadas através do correio electrónico palavraj@cm-evora.pt – Aprovada por unanimidade.
– Constituição do Conselho Municipal de Saúde e desenvolvimento da Estratégia Municipal de Saúde, de acordo com o previsto no Decreto-Lei nº 23/2019, no prazo de 60 dias, a contar da data de aprovação da deliberação. Esta proposta foi apresentada pelos Vereadores da coligação Mudar com Confiança, Henrique Sim-Sim e Patrícia Raposinho – Aprovada por maioria, com a abstenção do Movimento Cuidar de Évora.
– Atribuição do nome do escultor João Cutileiro e cerimónia pública de colocação da placa em local a definir. Esta proposta foi apresentada pelos Vereadores eleitos pelo Partido Socialista, José Calixto e Lurdes Nico e foi alterada e consensualizada entre os eleitos de modo a respeitar a vontade da família e o parecer da Comissão de Toponímia – Aprovada por unanimidade.
– Voto de saudação, apresentado pelos eleitos pela CDU, Carlos Pinto de Sá e Alexandre Varela, à criação da Cátedra LifeSpan, iniciativa internacional pioneira em Portugal, que junta a Universidade de Évora, o Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) e a Siemens Healthineers e visa contribuir para o avanço do conhecimento científico, da inovação e da formação multidisciplinar nas áreas da sustentabilidade demográfica e saúde, nomeadamente envelhecimento e expansão da vida – Aprovado por unanimidade.
– Voto de saudação, apresentado pelos eleitos pela CDU, aos Salesianos de Évora que se tornaram campeões regionais de sub-18 masculinos (Basquetebol) na recente final disputada no pavilhão Dom Bosco – Aprovado por unanimidade.
– Votos de felicitações, apresentados pelos Vereadores da Coligação Mudar com Confiança, à Equipa de Seniores Feminina, Campeã Regional de Voleibol e à Equipa de Seniores, Campeã Regional da III Divisão Nacional de Voleibol, ambas do Juventude Sport Clube – Aprovados por unanimidade.
– Voto de saudação, apresentado pelos Vereadores do PS, a Tomás Fialho, jovem árbitro da Associação de Futebol de Évora, promessa da arbitragem da Associação de Futebol de Évora – Aprovado por unanimidade.
Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Évora