Varanegra é uma das marcas da SEL (Salsicharia Estremocense), que possui uma vasta seleção de produtos gourmet, somente de Porco Alentejano, que vão desde presuntos a charcutaria, sem lactose e sem glúten.

Depois de 11 Medalhas conquistadas com o Presunto Varanegra e o sucesso alcançado devido à elevada qualidade do nosso produto, a SEL quis elevar o patamar e produzir um Presunto que será agora o topo de gama da marca – Presunto Varanegra do Alentejo DOP (Denominação de Origem Protegida), que venceu a Medalha de Ouro no 12º Concurso Nacional de Presuntos Tradicionais Portugueses que o CNEMA realiza em conjunto com a Qualifica.

O consumo do Presunto em Portugal tem vindo a crescer pouco a pouco, mas há ainda muito trabalho a fazer. O consumidor nacional está cada vez mais informado e por isso, mais exigente. Preocupa-se cada vez mais com a saúde e hábitos de vida saudáveis. O presunto é uma grande fonte de vitaminas, especialmente do grupo B onde se destacam a B1 e a B12, além de minerais como ferro (facilmente absorvível), fósforo, potássio, sódio, magnésio e cálcio.

Aproveitando esta tendência e como foi referido anteriormente, o sucesso alcançado com o nosso Presunto Varanegra, achámos que era a altura certa para avançar com um produto de gama superior.

O porco preto criado a campo é sobretudo alimentado a bolota, o elemento diferenciador e de valorização na produção de Porco Alentejano. Uma matéria-prima com características especiais, sobretudo pela sua gordura rica em ácido oleico, que promove a redução do colesterol e contribui para o crescimento e desenvolvimento muscular e ósseo. Assim, o Presunto Varanegra DOP Alentejo é produzido a partir destes animais 100% de Raça Pura Alentejana e diferem-se de outros presuntos designadamente pela forma, pelo aspeto marmoreado da carne, ao corte, pela untuosidade, pela textura muito branda, tenra e suculenta, pela gordura branca, brilhante e de sabor muito agradável e pela carne, plena de sabor delicado, pouco salgada e muito suculenta.

O Presunto Varanegra DOP Alentejo, montanheira de 2019, é um produto certificado, com 40 meses de cura e nesta primeira edição foram produzidos 295 unidades, que começaram a sair agora para o mercado.

Fonte: Nota de Imprensa / Salsicharia Estremocense S.A.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Please enter your name here