Realiza-se no próximo dia 24 de março, pelas 21:00 horas, no auditório da EDIA, em Beja, a conferência “O território de Beja na Idade Média: paisagem e povoamento”, pelo professor Hermenegildo Fernandes.

Esta conferência, de entrada livre, está integrada no ciclo “Terra e Paisagens no Sul”, que resulta de uma parceria entre a EDIA, a Câmara Municipal de Beja e a Direção Regional de Cultura do Alentejo.

Este novo ciclo pretende, convocando a história, antropologia, agronomia, economia e diversas outras áreas do saber, ajudar a perceber como se foi definindo a paisagem alentejana e moldadas as suas gentes.   

Nesta conferência pretende-se abordar temas associados à estrutura fundiária, modelos de exploração, culturas e organização do território durante o período islâmico e medieval cristão.

Serão abordadas as formas de sobrevivência e transformação das estruturas fundiárias romanas, primeiro durante o período islâmico e depois através do grande movimento de re-colonização da terra resultante da conquista cristã.

Em causa está, por um lado, a evolução da villa, o aparecimento do binómio hisn/alcaria na periferia do território, assim como de unidades de exploração que conduzirão à criação de uma nova rede de povoamento (as aldeias); por outro, as sucessivas transformações no sistema de culturas, determinadas por escolhas culturais e diferentes aproximações ao território (por exemplo, o impacto do cultivo da vinha ou a prevalência variável do cereal e do gado).

O conferencista convidado, Hermenegildo Fernandes, é professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), onde também se doutorou. Foi diretor do Centro de História dessa Universidade e atualmente é diretor da Área de História da FLUL.

Nascido em Lisboa é, no entanto, oriundo de Beja, facto que tem marcado o seu percurso de investigação.

A entrada é livre, condicionada à lotação do auditório. Poderá reservar o seu lugar através dos seguintes canais: museusembrano@cm-beja.pt ou 964 934 162 (neste caso, só de 2ª a 6ª, entre as 08.30-12.30 e 14.15-15.45).

O uso de máscara é obrigatório.

Fonte: Nota de Imprensa / EDIA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Please enter your name here