“Sem título, original”, assim se designa a nova exposição do reconhecido fotógrafo José M. Rodrigues, que inaugura amanhã, 25 de março (sexta), no Centro Interpretativo da Cidade de Évora, localizado no Palácio de D. Manuel. São cerca de 100 fotografias, atuais, que representam pessoas e, em consequência, a vida, entretanto transformada pela guerra. A mostra é organizada pela Câmara Municipal de Évora.

“No trabalho final desta exposição aconteceu a guerra. A parte humana foi invadida por ela. Mostrar a vida tornou-se uma prioridade, por isso modifiquei a exposição. A par do sonho de mostrar a vida que é possível, estas fotografias pretendem também e com urgência alertar para o que é viver debaixo de guerra”, explica o autor, galardoado com o Prémio Pessoa em 1999.

Com inauguração marcada para as 18h45, “Sem título, original”, é composta por fotografias recentes realizadas pelo fotógrafo, com impressões de autor. “Também devido ao que está a acontecer no mundo nos últimos dias, o conteúdo da exposição mudou e nós também. Há mais pessoas representadas, para mostrar como é importante a vida em que vivemos e o que é a nossa realidade atual no nosso meio geograficamente distante e próximo. É natural, portanto, que a exposição tenha outro rumo dentro de outro tempo” revela José M. Rodrigues, que contempla, neste trabalho, “um laboratório de imagens ligado ao momento atual, mas, também, uma exposição ontológica em construção que irá evoluir nos próximos três meses.”

“As obras estão divididas em painéis, cada um com duas ou três fotografias. Deste modo, cria-se uma sequência entre os painéis em si e uma sequência interior em cada painel que constrói um todo. Outra faceta desta exposição são os grandes formatos. São faixas em papel puro de algodão soltas no espaço e no ar, que possibilitam uma aproximação grande com o olhar”, acrescenta.

Com uma vida artística há muito ligada a Évora e ao Alentejo – onde cresceu apesar de ter nascido em Lisboa – José M. Rodrigues tem-se dividido entre Portugal e a Holanda, estando intimamente ligado à capital alentejana, onde leciona no departamento de Artes Visuais da Universidade desde 2009. Um dos pontos altos da sua carreira como fotógrafo foi a atribuição do Prémio Pessoa, em 1999, pelo conjunto da sua obra artística e pela sua contribuição às artes de Portugal.

“Sem título, original” está patente, até 26 de junho, no Centro Interpretativo da Cidade de Évora – Palácio de D. Manuel, podendo ser visitada de segunda-feira a sábado nos seguintes horários: 09h30h > 12h30 e 14h00 > 18h00

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Évora

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Please enter your name here