A Associação Portuguesa de Imprensa (API) vai lançar no dia 3 de maio – Dia Mundial da Liberdade de Imprensa –, um ciclo de conferências para debater os desafios que o sector enfrenta, bem como soluções e caminhos para garantir a viabilidade e vitalidade de um dos pilares da democracia.
Sob o mote “RE Pensar a Imprensa – Uma reflexão indispensável”, este ciclo de conferências surge na sequência do desafio lançado pelo Presidente da República no último Dia Nacional da Imprensa e pretende abrir o debate a todo o país e a todos os atores que, direta e indiretamente, moldam a realidade do sector: jornalistas, editores, diretores, leitores, reguladores e poder político.
As conferências irão decorrer ao longo do mês de maio em Coimbra, Lisboa e Aveiro, com painéis que discutirão temas como a liberdade de imprensa, os desafios da regulação, a iliteracia mediática, a imprensa no mundo digital, os problemas da cibersegurança e a importância da imprensa regional para o sistema democrático.
O ciclo de conferências arrancará com a apresentação formal das sessões, dos respetivos temas e objetivos à Assembleia da República, ao Governo e ao Presidente da República numa cerimónia agendada para 3 de maio no Museu da Presidência, em Lisboa. A sessão contará com a participação em vídeo do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, da Comissária Europeia Vera Jourová, do Secretário-Geral da ONU António Guterres, de Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO e com a presença de Elena Perotti, Diretora-Executiva da WAN-IFRA.
No final do ciclo de conferências, a API entregará ao Presidente da República, ao Presidente da Assembleia da República e aos deputados um relatório com as conclusões dos debates e organizará uma mesa-redonda em Pombal para apresentar o documento às autarquias.
No dia 7 de junho, no 44.º Congresso Mundial dos Media, que a FIPP organizará este ano em Cascais, a API participará na sessão inaugural para apresentar as conclusões destas conferências e expor o que está a ser feito em Portugal sobre o estado da comunicação impressa.
Para mais informações sobre o programa das conferências, consulte o site.
Fonte: Nota de Imprensa / Associação Portuguesa de Imprensa (API)