A Associação “Eborae Mvsica” está a realizar, em articulação com a Câmara Municipal de Évora, em novembro e dezembro, o XVIII Ciclo de Concertos “Música no Inverno” uma atividade destinada a enriquecer a oferta cultural da cidade nos meses de inverno. Também tem como objetivo a apresentação de composições dos secs XX e XXI.

No dia 1 de dezembro , às 18h00 – Coro Ricercare, direção de Pedro Teixeira, durante o qual será apresentada a obra vencedora da edição deste ano do Concurso de Composição “2ª Escola de Évora|Eborae Mvsica” e será entregue o prémio ao vencedor Miguel Carvalho; o júri deste concurso foi constituído por Eurico Carrapatoso, João Nascimento e Pedro Faria Gomes.

Programa: Da pacem Arvo- Pärt ; A Child’s Prayer-James MacMillan; Dona nobis pacem- Daniel Elder; The world on fire- Phillip A. Cooke; Song for Athene – John Tavener; Missa Brevis – Miguel Carvalho:  Kyrie, Gloria, Sanctus, Agnus Dei; Nunc dimittis- Gustav Holst.

Coro Ricercare – O trabalho de expressão, fusão e qualidade vocal fazem das suas atuações verdadeiros momentos marcantes. O grupo integra na sua formação jovens músicos de diversas proveniências curriculares: Escola de Música do Conservatório Nacional, Instituto Gregoriano de Lisboa e Escola Superior de Música de Lisboa, entre outras. A procura incessante de um resultado de excelência na música coral que desde sempre pautou o seu trabalho, tem feito com que o Coro Ricercare se tenha vindo a destacar há vários anos como um coro português de referência. Desde a sua fundação, o Coro Ricercare dedica grande parte da sua atividade à interpretação de nova música portuguesa, tendo estreado mais de 80 obras de compositores nacionais desde a primeira edição de “Jovens Compositores Portugueses” em 2006, junto com a Orquestra Sinfonietta de Lisboa, a orquestra da Ricercare. Foi criado em 1996 pelos maestros Carlos Caires e Paulo Lourenço, e é dirigido desde 2001 por Pedro Teixeira

Pedro Teixeira – Nasceu em Lisboa. É Mestre em Direcção Coral pela Escola Superior de Música. É, desde 2021, maestro adjunto do Coro Casa da Música. Desde que começou a dirigir em 1997, Pedro tem desenvolvido uma intensa atividade coral com os grupos com que trabalha, e é reconhecido pelas suas interpretações intensas e expressivas do repertório coral  É professor na Escola Superior de Música de Lisboa e na Escola Superior de Educação de Lisboa.
De 2011 a 2014 foi convidado pela Fundação Gulbenkian para preparar vários programas do Coro Gulbenkian como maestro convidado.

Os próximos Concertos serão, sempre às 18h00: Em dezembro no dia 3 – “Syrinxello” com António Carrilho – (flautas de bisel), Katharine Rawdon – (flautas transversais) e Catherine Strynckx – (violoncelo); no dia 4 terá lugar um Recital de Piano por Mauro Dilema;  o ciclo terminará no  dia 11 com  o Concerto de Natal pelo Coro Polifónico “Eborae Mvsica”, dirigido pelo Maestro Emanuel Vieira.

É aconselhável a reserva prévia de bilhetes através de eboraemusica@gmail.com

A Organização é da Associação Eborae Musica, entidade financiada pelo Ministério da Cultura- DGArtes, com Co-Produção da Câmara Municipal de Évora, e apoio de: Diário do Sul, A Defesa, Registo, Antena 2 e Rádio Diana. 

Fonte: Nota de Imprensa / Eborae Música

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Please enter your name here