O mês de novembro fica marcado pelo reinício dos cursos de preparação para o parto, promovido por Enfermeiras Especialistas do Serviço de Obstetrícia do Hospital do Espirito Santo de Évora (HESE). Durante a pandemia os cursos foram suspensos, mas estão de volta e disponíveis para todas as Utentes que pretendam inscrever-se, é gratuito e conta com apoio de várias Especialistas de Enfermagem, Psicologia e Psiquiatria.
Sabemos que a gravidez acarreta várias alterações físicas, psicológicas e sociais na vida da mulher/casal pelo que é importante que sejam realizadas sessões por Profissionais de saúde com conhecimentos científicos. O curso está organizado em aulas teóricas e práticas, as aulas teóricas abordam várias temáticas como a proteção da parentalidade, os desconfortos na gravidez, os sintomas e sinais de alarme, os sinais de parto, o que levar para a maternidade, noções básicas de anatomia e fisiologia do trabalho de parto, alívio do desconforto durante o trabalho de parto, promoção do aleitamento, cuidados ao recém-nascido e o puerpério. Nas aulas práticas, as grávidas irão realizar ginástica pré-natal, técnicas de relaxamento e exercícios respiratórios.
A preparação para o parto traz muitas vantagens, não só para a grávida/pais como também para os Profissionais e para o Serviço. “Uma grávida que realiza preparação para o parto é uma grávida mais calma, que recebe noções sobre os posicionamentos a adotar durante o trabalho de parto, os exercícios de fortalecimento e relaxamento, treina as respirações para os diferentes estadios do trabalho de parto e que se torna, por isso, mais tranquila e confiante para este momento e mais colaborante com a equipa que estiver no momento do parto”, afirma Luzia Ambrósio, Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia, Responsável pelo Serviço de Ginecologia e Obstetrícia e uma das promotoras do Curso. “Esta preparação promove ainda uma experiência de parto positiva, que muitas vezes se reflete numa menor necessidade de analgesia e anestesia, no aumento do controlo durante o parto, com menor perceção de dor e promove maiores taxas de satisfação com a experiência do nascimento e de amamentação”.
Durante o curso, as grávidas podem também visitar o Serviço e conhecer a equipa que as irá receber no dia do parto diminuindo, desta forma, a ansiedade das futuras mães e promovendo um acolhimento mais humanizado. As grávidas com idade gestacional entre as 28 e 32 semanas de gravidez podem inscrever-se no site do hospital www.hevora.min-saude.pt e, em caso de dúvidas, poderão também contactar a equipa através do email: preparacaoparto@hevora.min-saude.pt
Fonte: Nota de Imprensa / Hospital do Espirito Santo de Évora