A Câmara Municipal de Évora, em parceria com várias instituições, preparou um vasto programa para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres (25 de novembro), disponível em https://bityli.com/aeCjZuVSl

Do programa destacou-se no dia 24 de novembro, a inauguração da exposição “DIGITÁLIAS – Um futuro pela paz: A future for peace”,nos Paços do Concelho de Évora.

O evento inclui ainda um miniconcerto de flauta transversal por Romana Honzlárová (aluna de Erasmus) e a Iluminação do espaço exterior do edifício dos Paços do Concelho e da fonte das Portas do Raimundo, a partir das 19 horas, associando-se assim, ao Orange the World, que conta com o apoio das Nações Unidas.

Este Dia Internacional preconiza a eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres, abrangendo não só a violência em relações de intimidade, doméstica ou no namoro, mas os abusos, violência sexual e maus tratos psicológicos ou físicos ocorridos na família, nos locais de trabalho, em casa ou fora dela. Em média, uma em cada 3 mulheres sofrem violência doméstica, sendo 85% das vítimas.

Refira-se também que o combate a esta pandemia silenciosa, como se lhe referiu o Secretário Geral da ONU, faz-se apoiando as vítimas e as organizações que lhes prestam apoio e punindo quem agride, humilha, abusa e mata.

O Município de Évora está profundamente comprometido com esta causa e, neste dia, em especial, solidariza-se com todas as crianças que ficaram orfãs de mãe, com quem perdeu filhas, netas ou amigas por feminicídio, conhecendo que em cada crime há sempre outras vítimas, mais invisíveis e igualmente sofredoras, as crianças.

Fonte: Câmara Municipal de Évora

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Please enter your name here