Évora vai ter 3.431 novas árvores. A Câmara Municipal de Évora aderiu a este projeto como entidade local, a quem cabe o compromisso de gerir todo o processo relativo à organização das plantações e respetiva manutenção. Estão a ser plantadas árvores autóctones de espécies variadas, distribuídas por doze localizações no espaço urbano da Cidade de Évora.

O “Além Risco” é um projeto que tem como objetivo desenvolver ações que contribuam para o reforço da capacidade de adaptação das populações locais ao efeito das ondas de calor na saúde pública. O projeto pretende envolver as comunidades locais na plantação de 50.000 árvores nos aglomerados urbanos por todo o Alentejo Central. Cada novo espaço verde criado será identificado como um laboratório vivo, com os seus co-promotores e guardiões locais. São assim espaços caraterizados como eco eficientes e resilientes às condições climatéricas do Alentejo, nomeadamente ao previsível aumento tendencial da temperatura do ar, em particular nos aglomerados urbanos.

O Projeto “Além Risco” é promovido pela Science Retreats Ldª, com parceria da Globalmoza, Investment Solutions, Ldª, com o apoio, no âmbito dos EEA Grants 2014-2021, da Secretaria Geral do Ambiente e Ação Climática, da Fundação Calouste Gunbenkian e da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, entre diversas outras entidades.

Os interessados poderão obter informação detalhada sobre este projeto, nomeadamente sobre a localização e dimensão das áreas a plantar, espécie e número de árvores, acedendo ao sitio oficial do “Além Risco” em https://alemrisco.org/

Fonte: Câmara Municipal de Évora

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Please enter your name here