No âmbito do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, foram apresentados a 5 de dezembro na Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola um conjunto de recursos e soluções de acessibilidade no âmbito do Projeto «Cultura para Todos» destinado a diversos espaços culturais do concelho, oferecendo aos utilizadores equipamentos que promovem a eliminação de barreiras à comunicação e à cultura.
O Município de Grândola implementou um conjunto de equipamentos especializados, apresentados pela ”Realizasom” empresa que desenvolveu o projeto, dotando a Biblioteca e Arquivo com acessibilidade digital e universal, para que todos possam interagir de maneira efetiva e independente.
Com recurso às tecnologias da informação, foram instalados os seguintes equipamentos/serviços de apoio aos utilizadores com deficiência e incapacidade visual ou auditiva: computador, scanner, software para digitalização e reconhecimento de texto, , leitor de écrã com sintetizador de voz, software de ampliação do ecrã para pessoas com baixa visão, ampliador de mesa e leitor autónomo para pessoas cegas.
Para pessoas cegas ou com baixa visão, foram aplicadas no chão marcas de aviso e piso táctil para direcionar os utilizadores.
O projeto “Cultura para Todos” é financiado no âmbito do concurso Aviso nº ALT20 – 30 -2019-44, Cultura para Todos – CIMAL; Domínio da Inclusão Social e Emprego – POR Alentejo.
Convidamos a que visite este espaço cultural que está aberto ao público de segunda a sexta-feira das 09h30 às 19h00 e aos sábados das 10h00 às 13h00.
Fonte: Câmara Municipal de Grândola