De acordo com um estudo da UNESCO, a Arte na Educação contribui para a formação de indivíduos mais criativos, críticos, sensíveis e aptos a enfrentar os desafios da sociedade contemporânea.
Além disso, a Arte pode ser uma ferramenta valiosa na promoção da inclusão social e na luta contra a exclusão social e educativa. Num momento em que 9% das crianças em Portugal são pobres, mostrando-se como um dos grupos da população mais vulnerável à pobreza e exclusão social, torna-se cada vez mais necessária a criação de estratégias que reduzam o risco de exclusão social.
Através de iniciativas como o projeto educativo Acrescent’Arte, em parceria com o Agrupamento de Escolas José Régio, a Escola Secundária de São Lourenço e a Escola Musical Euterpe, em Portalegre, a Ajuda em Ação procura promover a equidade educativa e combater a exclusão educativa. O projeto Acrescent’Arte visa não apenas contribuir para o desenvolvimento artístico, físico e mental dos alunos, mas também para estimular nos alunos o gosto pelas artes e cultura.
“Existem muitas crianças que desconhecem as suas aptidões e esta diversidade de artes que lhes vamos poder fazer chegar através do Acrescent’Arte, desde artes circenses, fotografia, dança ou mesmo olaria, é algo que faz todo o sentido e uma forma de motivar estes alunos para a aprendizagem”, afirma o professor de Educação Visual, Joaquim Ferreira.
Através de uma variedade de atividades, incluindo oficinas de leitura e escrita criativa, dança, expressão dramática, visitas culturais, uma exposição/festival de banda desenhada e visitas de artistas convidados, o projeto tem como objetivo fomentar um sistema educativo inclusivo, garantindo a criação de condições de adaptabilidade e sentimento de pertença dos estudantes em relação à escola e à sua aprendizagem.
“Estamos muito entusiasmados com o projeto de arte e educação que iniciámos em Portalegre. Acreditamos que a Arte pode ser uma ferramenta poderosa na promoção da equidade educativa e estamos comprometidos em apoiar os alunos na sua formação integral”, garante Mário Baudouin, Diretor Nacional da fundação.
O projeto está neste momento a beneficiar 165 alunos desde o 7º ao 12º ano em Portalegre. Uma das primeiras iniciativas decorreu já no passado mês de abril, no Agrupamento de Escolas José Régio e integrado na Semana da Saúde: o primeiro atelier artístico com o artista convidado Juanlillo Show, através de um espetáculo e uma oficina de Artes Circenses onde dezenas de crianças das várias escolas do agrupamento tiveram a possibilidade de aprender algumas técnicas de malabarismo com muita magia e humor.
Sobre a Ajuda em Ação
A Ajuda em Ação é uma ONG de origem espanhola que está em Portugal desde 2019, onde trabalha essencialmente três eixos estratégicos: empregabilidade, empoderamento feminino e educação. Adicionalmente, procura também atuar junto dos públicos mais vulneráveis do país para romper a transmissão intergeracional da pobreza, com projetos realizados em parceria com organizações que também conhecem e atuam no território nacional.
Fonte: Nota de Imprensa / Ajuda em Ação