A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e as Oficinas do Convento inauguraram no sábado, 11 de novembro, pelas 18h00, a exposição “Centro Mutável”, numa iniciativa que contou com a participação do Vereador do Pelouro da Cultura e Arte, Henrique Lopes.

Esta exposição reúne trabalhos desenvolvidos pelas pessoas participantes dos workshops com Sara Bichão, Pedro Vaz e Sérgio Carronha.

Com curadoria de João Rolaça e Margarida Alves, a mostra tem como participantes Ana Magalhães, Ana Ribeiro, Bianca Silveira, Camila Almeida, Carolina Lemos, Cláudia Mestre, Diana de Brito, Guillaume R. Vieira, Hugo Santos Silva, Isa Araújo, Leah Saraiva, Maria Matias, Mariana Dias Coutinho, Marta Castelo, Rafael Raposo Pires, Raquel Soares, Sara Dionísio e Sara Rodrigues.

‘Centro Mutável’ ´trata-se de um ciclo de workshops, conversas e exposição a partir da ideia de Centro e da sua possibilidade de movimento – um Centro que se descentra do seu núcleo atómico, geométrico, metafísico, existencial, heterotópico, geográfico ou cultural. Nesta segunda edição, mergulhou-se no território, em lugares onde as estradas asfaltadas não nos levam. É na cadência do passo, nos cheiros, sons e atmosferas, para além da velocidade e do deslumbramento retiniano, que a leitura do território permite refletir sobre as alterações climáticas, as monoculturas e os processos de desertificação, pobreza e abandono, ou ainda, por oposição, sobre as reservas naturais de paisagens protegidas (resquícios da memória paleolítica) e a forma como a vida renasce para além do anthropos.

A organização da exposição é da Oficinas do Convento, Vicarte – Vidro e Cerâmica para Artes e Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Horário Galeria: terça a sexta-feira: 9h00 – 12h30 | 14h00 – 18h00 / sábado: 14h00 – 18h00
Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Montemor-o-Novo