Em EBURA: A Conversa que faltava evoca, na próxima sexta-feira dia 24 de Novembro, no Convento dos Remédios, a memória de FRANCISCO MARTINS RAMOS, Professor Catedrático de Antropologia da Universidade de Évora.
Conhecedor exímio do Alentejo, dos alentejanos e dos seus costumes e tradições. Entre outras temáticas, a sua obra científica focou diversas áreas culturais da Etnografia Alentejana: as Alcunhas, o Turismo, o Artesanato, assim como outros aspectos da complexa idiossincrasia cultural do Povo Alentejano.
Esta conversa volta a ser o pretexto para reunir familiares e amigos do Professor, bem como admiradores da sua obra. Haverá também oportunidade para o recordar através da leitura e da audição de alguns dos seus trabalhos, assim como pela projecção de fotos e de filmes.
Estão confirmados, como convidados, a participar nestas conversas, Ana Paula Amendoeira (amiga e Directora Regional da Cultura do Alentejo); Vitorino Salomé (amigo); e Fernando Mão-de-Ferro (responsável pelas edições Colibri que editou alguns livros de Francisco Martins Ramos).
Em EBURA: A conversa que faltava, sempre pelas 18h00, com guião da autoria de Maria Luísa Silva e de Gisélia Silva, é uma produção do Centro de Recursos do Património Cultural Imaterial da Câmara Municipal de Évora, com apoio da Revista SW Portugal na captação de imagens de vídeo para enriquecimento do seu acervo.
Em EBURA: A conversa que faltava é uma iniciativa aberta à comunidade, um convite ao encontro para conhecer notáveis eborenses que fizeram história, através da partilha de momentos que prometem ficar na memória da cidade.
Próxima Conversa:
Florbela Espanca (poetisa) no dia 15 de Dezembro, personalidade que será celebrada, através de uma simulação de programa radiofónico.
Fonte: Nota de Imprensa / Centro de Recursos do Património Cultural Imaterial do Município de Évora