Penélope II, criação da companhia UMCOLETIVO a partir da obra original da escritora portuguesa Alice Sampaio, será apresentado em Montemor-o-Novo, a 19 de março, seguindo-se depois Grândola, a 10 de abril, e Mértola, a 12 de abril, no âmbito da Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II.
Tal como o Ulisses de James Joyce, no qual colheu inspiração, o livro Penélope, de Alice Sampaio baseia-se nesta personagem feminina mitológica que representa a espera. Uma figura que levou a UMCOLETIVO a pensar na espera como ato de fé e de escuta. Partindo da pergunta “de que se alimenta a espera?”, este espetáculo procura pensar a agricultura como a paisagem da esperança, e como cruzar esta disciplina com a criação artística.
Penélope II desenvolve-se no seguimento do projeto artístico de participação Penélope, desenvolvido pela UMCOLETIVO em Mértola, Grândola, Portalegre e Montemor-o-Novo, em 2023, no âmbito do programa Atos da Odisseia Nacional, uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II em parceria com Fundação Calouste Gulbenkian. A presença nestes municípios alimentou a criação de Penélope II, espetáculo que, em 2024, se apresenta a algumas das comunidades participantes no Atos.
Uma criação coletiva, diferente em cada local por onde passa, Penélope II tem interpretação de Cátia Terrinca, apoio à criação de Miguel Moreira e dramaturgia de Ricardo Boléo.
FICHA ARTÍSTICA
uma criação coletiva
interpretação – Cátia Terrinca
apoio à criação – Miguel Moreira
dramaturgia – Ricardo Boléo
cenografia – Bruno Caracol
desenho de luz e som – João P.Nunes
figurino – Raquel Pedro
intervenção paisagística – Herdade do Freixo do Meio
design – David Costa
produção – UMCOLETIVO
coprodução – Teatro Nacional D. Maria II em parceria com Fundação Calouste Gulbenkian, CAE Portalegre e com o apoio da Direção Geral das Artes e das Indústrias Criativas de Cabo Verde
apoio – República Portuguesa – Cultura / DGArtes, Município de Portalegre
apoios – Herdade do Freixo do Meio, Município da Guarda, Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, Município de Mértola, ADPM – Associação de Defesa do Património de Mértola, Associação Montícola, Terra Sintrópica, Município de Grândola, Associação de Moradores e Amigos da Aldeia do Pico, Município de Montemor-o-Novo, Livraria Tigre de Papel
agradecimentos – Ana Sampaio, Cerci – Portalegre
M/6
UMCOLETIVO é uma associação cultural, fundada em 2013, que desenvolve atividades no âmbito da criação artística, tendo como eixos a relação com o território, a exploração plástica da palavra e a convocação do público para o epicentro do objeto artístico – onde transversalmente se encontra uma ideia de reescrita, de tempo real e de voz. Com sede em Portalegre, no Convento de Santa Clara, a estrutura é constituída por Bruno Caracol, Cátia Terrinca, João P. Nunes, Raquel Pedro, Ricardo Boléo e Rui Salabarda. Ventriloquia é o projeto mais recente do UMCOLETIVO, através do qual se recupera, interpreta e partilha espólio literário feminino do século XX, desenvolvendo a partir dele objetos contemporâneos.
Fonte: Nota de Imprensa / Teatro Nacional D. Maria II