Sons no Salão: Transmonta Brass Quinteto de Metais no Teatro Garcia de Resende em Évora, no dia 11 de Março às 18h30
Com um nome que evoca a força e a tradição de Trás-os-Montes, o Transmonta Brass é mais do que um simples quinteto de metais.
É uma vibrante celebração das raízes culturais da região, reunindo cinco talentosos músicos transmontanos: no eufónio, Bruno Ribeiro; no trombone, Daniel Pereira; na trompa, Vasco Gonçalves; e nos trompetes, Mariana Borges e Mário Moreno.
O quinteto distingue-se pela realização de concertos diversificados em Portugal e Espanha, destacando-se em eventos como o GreenFest 2024, em Braga; o Concerto de Celebração de Camões, em Chaves; o Festival Afinando, em Badajoz; o Festival da Gata Negra, em Moraleja; e as Jornadas da Juventude, em Verín, entre muitos outros.
Para cada apresentação, o grupo investe numa preparação meticulosa e adapta-se ao contexto e ao público, interpretando desde pasodobles a bandas sonoras, suites, música de rua, jazz e um vasto repertório de diferentes estilos musicais.

Com a paixão pela excelência musical e pelo desejo de promover a riqueza da música de câmara, os Transmonta Brass compromete-se a elevar a tradição musical transmontana a novos patamares, conquistando o público com a sua sonoridade única e envolvente.
Em 2024, o quinteto venceu a 4ª edição das Residências Artísticas, promovidas pela Orquestra Sem Fronteiras, e, em 2025, viu o seu talento novamente reconhecido, recebendo a renovação do apoio desta instituição.
A música de câmara em Portugal ganha uma nova dimensão com o Transmonta Brass, que combina tradição, versatilidade e uma energia contagiante.
Fonte: Nota de Imprensa / Centro Dramático de Évora (CENDREV)
Fotos: CENDREV