de 15 a 20 de julho
liberaLinda
Teatro O Bando
Exposição traVessia | Documentário Okupação | Intervenção Teatral
Jardim Público de Évora
O projeto liberaLinda surge no ano em que O Bando celebra 50 anos de vida como grupo de Teatro, os quais não podem ser dissociados da celebração dos 50 anos da Revolução de Abril, que está na sua génese.
Foi reunido um conjunto de ações que procuram revisitar com os olhos de hoje alguns momentos do Teatro O Bando. Para além de uma Intervenção Teatral, liberaLinda é também composta por uma instalação cenográfica e um documentário: traVessia, que acolhe a exposição de 24 figurinos que marcaram o percurso do grupo, suspensos ao ar livre, numa homenagem às atrizes, atores e figurinistas que passaram pel’O Bando e oKupação, documentário realizado por Rui Simões a partir da ocupação teatral da redação da TSF que teve lugar a 24 de abril de 2014.
liberaLinda, no seu conjunto de ações, permite-nos fazer uma viagem onde somos conduzidos por estímulos visuais, pelas palavras que ouvimos, pelas palavras que encontramos escritas, pelos sons, toques e imagens, que nos são apresentados e que nos levam a questionar a ideia de uma memória viva que nos acompanha.

liberaLinda é assim um percurso de polifonias, imagens breves e perenes que constituem um arquivo vivo de textos, artistas, vozes e corpos que caminham na relação com o espectador.
Entre os dias 15 e 20 de julho é possível visitar a exposição traVessia e assistir ao documentário oKupação no Jardim Público de Évora.
Nos dias 19 e 20 de Julho, com duas sessões, às 17h00 e 19h00, terá lugar a intervenção teatral, onde o Guarda Ricardo nos guiará pela Exposição, levando-nos a vivenciar um ideal de liberdade que ainda hoje, ou hoje mais do que nunca, procuramos. As sessões têm a lotação limitada. A reserva e inscrição são obrigatórias, mediante o preenchimento do formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd4YnZXzNczmGEeXSHrTG321plVAG8hEd6Uk6EsJgfEWWLxTA/viewform.
liberaLinda é um projeto desenvolvido com o apoio da Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril.
——————————————————————————————————————–
16 de julho, 21h30
ORQUESTRA LIGEIRA DO EXÉRCITO
Comemorações do 10º Aniversário da Direção de Formação do Exército Português
Concerto inserido na programação “VERÃO EM ÉVORA” da CME
A Orquestra Ligeira do Exército dedica-se à promoção da música de raiz popular e, ao longo dos anos, tem contado com composições originais de diversos músicos, cujas obras são amplamente interpretadas por outros agrupamentos.
Com uma presença assídua em eventos festivos, realiza numerosos concertos anuais, tanto em território nacional como além-fronteiras, destacando-se atuações junto das comunidades portuguesas e forças destacadas no estrangeiro fortalecendo assim a ligação entre Portugal e as suas comunidades, projetando uma imagem moderna e dinâmica do Exército e do país.

Em 2015, com as alterações na orgânica do Exército procedeu-se à extinção do CID, ficando a DF na dependência hierárquica do Comando do Pessoal, mantendo a sua localização em Évora e o seu Dia Festivo a 01 de julho, razão pela qual se comemora, em 2025, o seu 10.º aniversário. É no âmbito destas comemorações que a Orquestra Ligeira do Exército atua no Teatro Garcia de Resende, no dia 16 de julho de 2025.
Fonte: Nota de Imprensa / CENDREV – Centro Dramático de Évora