No sábado, 14 de outubro, decorreu nos Lavadouros de São Brissos, em Santiago do Escoural, a Inauguração do Painel Colaborativo “Recortes da Memória”.

Integrado no projeto “A memória na (re)construção da identidade”, este painel foi elaborado pela comunidade de Santiago do Escoural, com a participação de mais de cinco dezenas de pessoas, com a coordenação de Alexandra de Jesus e com a artista convidada Renata Bueno, numa iniciativa da Cooperativa Cultural Trimagisto.

Após as intervenções de Alexandra Jesus e Carlos Marques, da Trimagisto, do Presidente da Junta de Freguesia, José Geraldo, do Vereador António Pinto Xavier e do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Henrique Lopes, que aplaudiram este projeto, a iniciativa contou com a animação musical pelo Grupo Coral e Instrumental Flores de Monfurado. Para além da presença de muitos dos que participaram no projeto, entre eles a Presidente da Assembleia Municipal, Carmen Carvalheira, estiveram na iniciativa o Presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, e a Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira.

Também no âmbito do projeto “A memória na (re)construção da identidade”, e já na Antiga Escola Primária do Santiago do Escoural, teve lugar a Antestreia da Curta metragem “Cine-Escouralense”, realizada por Maria Joana Figueiredo. A anteceder a projeção, o Presidente da Câmara Municipal, salientou a sua ligação familiar a Santiago do Escoural, as suas memórias pessoais, e a importância deste projeto, para a identidade da comunidade e para a memória futura.

É na memória, na sua recolha, conservação e difusão que assenta o projeto “Memória na (re)construção da identidade”, consubstanciando-se na construção participativa do painel de azulejos e na criação da curta-metragem na e com a comunidade de Santiago do Escoural.

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Montemor-o-Novo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, introduza o seu comentário!
Please enter your name here